Os trilhos da freguesia do Santo da Serra, no concelho de Machico, voltam a ser palco de mais uma prova de trail running, o VIII Trail do Ludens Machico – Santo da Serra, no próximo dia 7 de Abril. A prova pontuável para o Campeonato Regional de Trail terá duas corridas – Trail Rota da Lagoa (TRL), de 22km e 1100D+; e o Trail Rota da Sidra (TRS), com 11km e 600D+.
Esta é uma prova organizada pelo Ludens Clube de Machico em parceria com a Junta de Freguesia de Santo António da Serra, integralmente realizada no concelho de Machico, mais concretamente na zona da Ribeira de Machico.
De acordo com Gilberto Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia do Santo da Serra, a realização desta prova é uma mais valia para o comércio local e para a freguesia no seu todo. “Desde a primeira edição que temos apoiado o Ludens na organização desta prova e é com satisfação que temos visto o número de inscritos a crescer todos os anos”, disse-nos o autarca.
Congratulando-se pelo sucesso da iniciativa, o presidente da Junta não tem dúvidas da mais-valia da realização de eventos desta natureza para a valorização do património natural do Santo, bem como do contributo para a divulgação de vários trilhos, “alguns dos quais já em desuso há vários anos”, afirmou.
Esta prova é aproveitada, também, para a divulgação de um dos produtos mais característicos desta localidade do concelho de Machico, a sidra. Além de dar o nome a uma das corridas, a sidra serve também como troféu que é oferecido no final aos vencedores.
Em relação às provas, o TRL com início na Ribeira de Machico com uma subida inicial até à antena de TV e ao Marco Geodésico do Cabeço do Cura, aí os atletas entram numa vereda que da acesso à Levada Nova, nos Maroços. A partir daí atletas sobem a vereda das Preces, e seguem no Caminho Real da Ermida e Caminho da Cova do Castanheiro em direcção à Levada da Serra do Faial, passando em frente à Lagoa dos Lamaceiros, no Lombo das Faias, isto antes da descida final até à meta instalada na Ribeira de Machico.
Já o TRS tem início na Ribeira de Machico com uma subida até à Antena de TV e ao Marco Geodésico do Cabeço do Cura, seguindo, depois para a Levada Nova nos Maroços. A partir daí atletas sobem por escadarias e veredas até à meta instalada na Ribeira de Machico.
As inscrições decorrem até ao dia 1 de Abril, estando a organização expectante em ultrapassar o número de inscritos do ano passado, que rondou os 400 atletas nas duas corridas.