• Imaculado Coração de Maria
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Dia de convívio aproxima universidades seniores do Imaculado e Porto Moniz
6 Junho, 2026

Travessia histórica une Miguel Figueira ao Imaculado

9 Junho às 9:05

O presidente da Junta do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, recebeu, esta segunda-feira, na sede da autarquia, o morador Miguel Figueira Agrela, numa audiência marcada pelo reconhecimento do extraordinário desafio que se prepara para concretizar ainda este mês.

Segundo nota à imprensa, trata-se da inédita travessia em canoa tradicional entre o Porto Santo e a Madeira, uma aventura de cerca de 78 quilómetros em mar aberto que poderá alcançar projeção muito para além das fronteiras da Região.

Durante o encontro, Miguel Figueira partilhou o ponto de situação dos preparativos para aquela que será uma das mais exigentes travessias alguma vez realizadas em canoa tradicional no arquipélago, explicando os treinos intensivos e a preparação física e logística da equipa.

Pedro Araújo destacou o orgulho que representa para a freguesia ver um dos seus moradores assumir um desafio desta dimensão, sublinhando que a determinação demonstrada por Miguel Figueira constitui um exemplo inspirador para toda a comunidade.

“O Miguel personifica a coragem e a perseverança, pois tendo ultrapassado um AVC, prepara-se agora para enfrentar uma travessia histórica, demonstrando que não existem limites para quem acredita, trabalha e nunca desiste dos seus sonhos”, sublinhou o autarca.

Para além da relevância desportiva e do potencial reconhecimento histórico da travessia, a iniciativa assume também um importante propósito solidário, procurando angariar fundos para apoiar uma mulher madeirense que se encontra a recuperar de um severo AVC.

A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria tem acompanhado esta aventura desde as suas fases iniciais, associando-se ao projeto através do apoio institucional prestado e manifestando total confiança no sucesso da equipa envolvida.

Por isso, Miguel Figueira fez questão de agradecer pessoalmente esse contributo, reconhecendo a importância do incentivo recebido por parte da sua freguesia ao longo de todo o processo de preparação para esta travessia sem precedentes.

Como símbolo de gratidão e reconhecimento, Miguel Figueira ofereceu ao presidente Pedro Araújo uma t-shirt oficial alusiva à travessia, um gesto que representa a forte ligação entre este ambicioso desafio e a comunidade do Imaculado.

Ficou também expressa a vontade de levar o nome da freguesia mais longe através de uma iniciativa que conjuga desporto, tradição marítima, solidariedade e afirmação da identidade local.

 

Share
Sandra Gonçalves
Sandra Gonçalves

Publicações relacionadas

6 Junho, 2026

Dia de convívio aproxima universidades seniores do Imaculado e Porto Moniz


Ler mais
3 Junho, 2026

Imaculado reforça apoio à causa animal com renovação de protocolo


Ler mais
2 Junho, 2026

Projecto ‘Bullying Zero’ e teatro no Dia da Criança do Imaculado


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Travessia histórica une Miguel Figueira ao Imaculado
  • Duas docentes da Irlanda em mobilidade Erasmus+ na EB1/PE Areeiro e Lombada
  • Jardim de Santa Luzia recebe grande encerramento do 22º Festival ET7TRA&TAL e 25 anos da TAL
  • Carlos Pereira distinguido pela ATAL com prémio de carreira no Festival ET7RA&TAL
  • Dia de convívio aproxima universidades seniores do Imaculado e Porto Moniz
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.