A ‘Tunacedros’, grupo da Casa do Povo de São Roque do Faial, assinala, este ano, o seu 33.º aniversário.Fundada em 1987, este grupo de cordas teve o seu primeiro ensaio no dia 15 de Fevereiro, tendo feito a sua primeira actuação a 4 de Outubro desse mesmo ano, em Santana.
Tal como Heliodoro Dória ‘conta’ no livro publicado recentemente sobre esta colectividade, o grupo surgiu do grupo de jovens da Paróquia e, posteriormente com a criação da Casa do Povo, foi integrado nesta.
Desde então tem actuado por toda a Ilha em Encontros de Tunas, Feiras das Casas do Povos e outros eventos culturais. Organizou o IV Encontro Regional de Tunas da Madeira, a 2 de julho de 1989, no Ribeiro Frio. No ano de 1998 fez uma digressão a Canárias.
O seu repertório é essencialmente composto por músicas tradicionais recolhidas pelos seus elementos na Freguesia. Os seus executantes tocam violino, bandolim, bandoleta, rajão, viola de arame, viola-francesa e braguinha.
A 30 de Abril de 2006 participou num Espectáculo Musical para gravação em DVD, juntamente com os outros quatro grupos desta Casa do Povo.
De 7 a 14 de Agosto desse mesmo ano realizou a sua primeira digressão a Portugal Continental, mais concretamente ao concelho de Cabeceiras de Basto, a convite daquele município onde realizou dois concertos.
A 9 de Novembro de 2008 actuou na Aula Magna, em Lisboa, representando a Região na Final do Concurso Festimúsica, organizado pela Fundação INATEL.
Participou a 20 de Novembro de 2010 no Teatro Municipal Pax Júlia, em Beja, na Final do Concurso Nacional de Música, organizado pela Fundação INATEL, na vertente Outras Formações Musicais, onde obteve o 2.º lugar.
Durante quinze anos teve como ensaiador Eduardo Caldeira. Desde o início de Fevereiro de 2007 tem como Directora Artística Helena Paula Luís.
Actualmente este grupo é composto por 16 elementos.
Já a Orquestra de Bandolins da Casa do Povo de São Roque do Faial é o grupo mais jovem desta instituição, assinalando, agora, 15 anos de existência.
Os objectivos principais da formação desta Orquestra foram proporcionar aos jovens da freguesia mais uma oportunidade de aprenderem música e poderem assim ocupar os seus tempos livres e que no futuro alguns dos elementos da Orquestra de Bandolins possam integrar a ‘Tunacedros’ desta Casa do Povo.
A Orquestra é constituída por 16 elementos e a sua responsável é Ermelinda Abreu, que coordena o grupo e faz a ligação do mesmo à Direcção da Casa do Povo.
Para amanhã está agendado um jantar convívio, na sede da Casa do Povo de São Roque do Faial, a que se junta um concerto.