Renato Gouveia
Renato Gouveia
O Clube Desportivo São Roque comemora o seu 39.º aniversário no dia 03 de Março, tendo estado em constante crescimento desde a sua génese.
Em 1979, aquando da comemoração do quarto centenário da freguesia de São Roque, um grupo de 18 pessoas, encabeçadas pelo actual sócio número um fundador, Ricardo Gomes, decidiu criar um clube para representar a freguesia.
Para o emblema do clube, decidiu-se colocar o amarelo que representa o sol, o verde que ilustra as cearas e a nora dos moinhos para simular o movimento.
O cão, imagem principal do clube, representa o santo da freguesia. O São Roque morreu leproso e viveu nos últimos anos da sua vida isolado numa gruta, tendo como único companheiro o seu cão que lhe transportava os alimentos, para a sua sobrevivência.
Este clube nasceu com o futebol de 11 e com o extinto futebol de salão.
Estas modalidades deram lugar ao Ténis de Mesa, ao Hóquei em Patins e à Pesca Desportiva.
Em 2001 é introduzida a modalidade do Karaté e em 2014 o clube abre a modalidade de Natação.
Agora, em 2018, é introduzida a modalidade de Andebol.
No ano de 2001, foi inaugurado o pavilhão multi-disciplinar, trazendo melhores condições de trabalho e uma maior dinâmica, sendo uma mais valia não só para o clube mas também para a freguesia, onde regularmente são desenvolvidas várias actividades, proporcionando uma maior proximidade à população da freguesia.
Vários títulos internacionais, nacionais e regionais têm feito do São Roque uma referencia local, regional e nacional, onde se destacam os vários títulos mundiais na Pesca Desportiva e várias conquistas internacionais no Ténis de Mesa.
Cada modalidade federada dispõe de técnicos especializados, proporcionando um trabalho de qualidade, reflectindo-se nos resultados obtidos.
Não é só do desporto federado que o clube vive. Na área social, são desenvolvidas várias actividades para os mais jovens e menos jovens, para a população da freguesia e não só, de forma a abranger o máximo número de pessoas.
O clube proporciona a ginástica para os menos jovens, a musculação, o treino aeróbico, o ballet, o ballet fitness e outras actividades pontuais, fruto de parcerias com entidades públicas e privadas.
O São Roque pretende crescer quantitativamente e qualitativamente de forma equilibrada e sustentada e tem por objectivo representar as suas cores, as cores da Madeira e o desporto em geral, ao melhor nível em todos os panoramas possíveis e imaginários.
O Desporto, no verdadeiro sentido da palavra, é a razão do nosso ser.
No próximo dia 16 de Março, na sua habitual festa de aniversário, as pessoas que vivem o clube poderão participar neste convívio, onde serão homenageados alguns elementos que se destacaram na época desportiva anterior.
Esperamos que seja mais uma grande festa da colectividade da freguesia de São Roque.