Manuel Filipe
Manuel Filipe
É com grande satisfação e alegria pessoal que escrevo sobre um dos principais símbolos da freguesia de São Pedro – a Fortaleza do Pico.
A Fortaleza do Pico é uma marca de São Pedro e um monumento que finalmente está disponível à população. Esta fortaleza, que é praticamente visível de todos os quadrantes da freguesia, esteve desde sempre ligada a departamentos militares, e nas últimas décadas a sua posição estratégica já não constituía uma mais-valia para a entidade que possuía a sua gestão. A infraestrutura passou por um período de obras, e recentemente abriu ao público com uma oferta cultural e histórica, constituindo certamente mais um ponto turístico da cidade. As obras cingiram-se ao patamar principal do interior da fortaleza, faltando ainda requalificar a restante área do interior da fortaleza. Contudo o que importa aqui registar é este momento histórico em que a fortaleza do Pico abre ao público, sem restrições de qualquer natureza, encontrando-se sob a gestão do Governo Regional, e entregue assim aos madeirenses.
Que seja um sucesso ao nível das visitas turísticas não tenho qualquer dúvida, agora deixava o convite e repto a todos aqueles que não conhecem, ou que nunca visitaram a Fortaleza do Pico a irem até lá, em especial os habitantes de São Pedro, e desfrutarem de um espaço ímpar e emblemático na Madeira.
É neste campo, cultural e histórico, que a freguesia de São Pedro se deve afirmar como uma freguesia de referência na Madeira. São Pedro tem o maior número de museus e locais históricos no Funchal e na Madeira, locais diariamente procurados por inúmeros turistas. São estes turistas / pessoas que tem de dinamizar, animarem e consumirem nos estabelecimentos comerciais da freguesia, enfim conviverem com a população criando movimento e valor acrescentado à freguesia. Se assim o for, ganhamos todos nós habitantes de São Pedro, ganham os turistas (pois certamente irão levar uma experiencia inesquecível) e ganha a Madeira como destino turístico de excelência.
Mas para que isso aconteça, tem de existir um confluir de esforços de todas as entidades governativas. Da parte dos cidadãos podemos dar um passo importante que é ser os primeiros a conhecer bem a NOSSA freguesia começando por conhecer os locais culturais e históricos da mesma.
Termino convidando todos a visitarem a Fortaleza do Pico.