A Universidade Sénior de Machico assinala 10 anos na próxima terça-feira, dia 27 de Novembro, aniversário que será comemorado com um conjunto diversificado de iniciativas.
As celebrações terão início no domingo, dia 25, com a celebração de uma missa, às 9 horas, na Igreja Matriz de Machico, cantada pela Tuna da Universidade Sénior. À tarde, pelas 18h30, haverá um espectáculo de fados, com a fadista Paula Barroso, acompanhada por alguns fadistas regionais, na Sala de Actividades Culturais da Junta de Freguesia de Machico.
Para o início da próxima semana, segunda-feira, está agendado para as 14h30, no mesmo espaço uma sessão comemorativa subordinada ao tema ’10 anos de Envelhecimento Activo’, seguindo-se a palestra ‘Os Museus como Promotores de Bem-Estar nos Adultos Seniores’, proferida por José António Campos. O dia encerra com a tertúlia ‘Rugas com História e Memória. A Universidade Sénior de Machico como Espaço de Partilha e Preservação de Vivências’, moderada pela jornalista Luísa Gonçalves.
Terça-feira, dia do aniversário, terá lugar um passeio pela Ilha, visitando alguns dos locais mais emblemáticos da Região, com almoço e muita animação no restaurante Casa de Chá do Faial.
Refira-se que a Universidade Sénior de Machico é um projecto da Junta de Freguesia local, com o objectivo de responder às reais necessidades dos seniores machiquenses, oferecendo diversas actividades com o intuito de proporcionar um envelhecimento activo e saudável. Neste âmbito, esta instituição procura organizar e criar, regularmente, actividades culturais, recreativas e de convívio, proporcionando uma melhor qualidade de vida à população com mais idade. Este projecto, sem fins lucrativos, conta com professores, formadores e animadores, em regime de voluntariado, para a execução das actividades.
Ano após ano, o número de alunos tem vindo a crescer, tornando a Universidade Sénior de Machico na 13.ª maior do país. Actualmente, conta com 502 inscritos, dos quais 200 se encontram activos e a frequentar as diversas actividades. Note-se que este projecto, que integra a Rede de Universidades da Terceira Idade, tem procurado fomentar o convívio e promover a participação cívica dos seniores, em especial, depois da reforma.