A Universidade Sénior de Machico (USM) assinala 11 anos amanhã. As comemorações desta data festiva começam de manhã cedo, às 8 horas, com uma missa na Igreja Matriz de Machico, com a particularidade de a mesma ser cantada por alguns alunos desta universidade.
Ao longo do dia, os alunos terão várias actividades em que poderão participar, nomeadamente uma visita ao Engenho do Porto da Cruz e ao Parque Temático da Madeira, seguindo-se um almoço na ‘Casa de Chá do Faial’, estando a animação garantida.
Refira-se que a USM é um projecto da Junta de Freguesia de Machico que procura responder às reais necessidades dos seniores machiquenses, oferecendo diversas actividades
que ajudam num envelhecimento activo e saudável.
Nesse sentido, a USM tem como principal finalidade organizar e criar, regularmente, actividades culturais, recreativas e de convívio, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos seniores. Este projecto, sem fins lucrativos, conta com professores, formadores e animadores, em regime de voluntariado, para a realização das actividades.
Através de actividades sociais e culturais, além de formações nas mais distintas áreas, desde as
artes performativas à costura, passando pela informática e pela história, o projecto, que integra a
Rede de Universidades da Terceira Idade, tem procurado fomentar o convívio e promover a
participação cívica dos seniores, em especial, depois da reforma.
Neste momento a USM conta com a cerca de 150 alunos a frequentar as 9 disciplinas que compõem o currículo formativo.