Realiza-se hoje a 2.ª edição da iniciativa ‘Jardim da Serra – Food Matching – Aromas, Cores e Sabores’, um evento formativo com duas acções de demonstração, organizado pela Junta de Freguesia do Jardim da Serra, através do CDISA Quinta Leonor.
Com início marcado para as 17 horas, no Hotel Quinta da Serra, o evento conta já com mais de 40 inscritos.
‘As Sidras e a Enologia’ e ‘Os Produtos Locais e a Gastronomia’ são as duas acções que vão possibilitar um contacto privilegiado com a produção de sidra ao vivo, bem como dar a conhecer técnicas e critérios de harmonização dos produtos locais com os diferentes tipos de sidra.
E se na primeira edição as sidras utilizadas pertenciam apenas a produtores do Jardim da Serra, esta ano houve o cuidado de incluir sidras das principais zonas de produção da Madeira, nomeadamente São Roque do Faial, Santo da Serra (Machico), Prazeres e Jardim da Serra.
Manuel Neto, responsável pela organização do evento, revelou ao ‘Diário das Freguesias’ que o CDISA tem vindo a emprenhar-se na recuperação dos pomares de macieiras da freguesia do Jardim da Serra, um pouco, de resto, como tem acontecido noutras localidades regionais. “Já tivemos muita produção, mas devido ao abandono dos pomares essa mesma produção decaiu e pela via da sidra estamos a tentar recuperá-la”, referiu. Além disso, estas acções contibuem para a divulgação das variedades regionais do fruto, aspecto fundamental pata a sua preservação, já que, nos últimos anos, o abandono do cultivo tem levado à decréscimo de cada variedade.
De modo a dar o exemplo, a ‘Quinta Leonor’, uma propriedade afecta ao CDISA, tem nos seus pomares mais de 30 variedades de maçãs regionais, além de que tem vindo a contribuir para a identificação das mesmas à escala regional, num projecto desenvolvido por várias entidades públicas e privadas.