O céu sobre o ilhéu de Câmara de Lobos volta a encher-se de joeiras amanhã, a partir das 10 horas, no VIII lançamento de Joeiras.
A iniciativa — organizada pelos Cursos EFA da Escola Básica 2º e 3º Ciclos da Torre, em colaboração com a Casa do Povo de Câmara de Lobos — destina-se à comunidade em geral, não existindo limite de idade. Os participantes têm de ter somente capacidade e conhecimento para manobrar a sua joeira.
A aceitação ao longo dos últimos anos tem sido excelente. Além dos formandos dos cursos EFA, vão participar os familiares dos mesmos (filhos, sobrinhos, irmãos…).
Tal como nos anos anteriores, esta iniciativa pretende: reavivar a tradição da construção e lançamento de joeiras, incentivar o gosto pelos jogos tradicionais, estimular a criatividade e a imaginação dos participantes, incentivar o convívio intergeracional, promover actividades ao ar livre, educativas e culturais que envolvam toda a comunidade.
De referir que este concurso está inserido no Projeto dinamizado pelos cursos EFA da EBTorre denominado ‘Memórias d’Outrora’, que pretende também promover outros jogos tradicionais, assim como os balões de São João, os instrumentos musicais tradicionais e os carinhos de pau ou de rolamentos.