A Quinta pedagógica dos Prazeres, na Calheta, realiza no próximo dia 24 a VII Mostra de Espantalhos, uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Delegação Escolar da Calheta, a Quinta Pedagógica dos Prazeres, o CEDECS (Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação, Cultura e Social) e a Câmara Municipal da Calheta.
A ideia passa por “unir gerações e tradições com a sabedoria popular; promover o desenvolvimento de projectos multidisciplinares para a concepção e construção de um espantalho; sensibilizar a comunidade escolar e local para a tradição da execução de espantalhos e a sua importância noutros tempos”, assim como “estimular a criatividade no domínio das várias formas de expressão plástica; exprimir e encorajar a capacidade de improvisação e a utilização de materiais de desperdício”, diz a organização do evento.
As inscrições estão abertas até ao dia 12 através do correio electrónico [email protected] (ou para o telefone 291 822 204). Cada participante poderá construir o número de Espantalhos que pretendere deverão ser entregues até ao dia 19, na Quinta Pedagógica dos Prazeres.
A altura dos espantalhos deverá ser entre 1,50m e 2,00m e ter uma base que permita fixar na terra (mínimo de 30cm). Os espantalhos enviados deverão ser acompanhados de uma ficha técnica com o nome do espantalho e o nome do autor(es) ou instituição.