Adriano Longueira
Adriano Longueira
Lugar agradável, aprazível, harmonioso, um paraíso. É assim o Jardim do Mar, a freguesia mais pequena da Madeira, rodeada por mar e montanha. Com cerca de 200 habitantes, de todas as idades, fazem desta freguesia quase uma grande família. A tranquilidade, o tempo convidativo, a qualidade de vida, a praia e as ondas de classe mundial são o perfil do Jardim do Mar.
Nasci e cresci aqui, onde para mim o Jardim era como o meu parque infantil. Brincar, era na rua, nas veredas, no calhau, nos poios de relva, no campo da escola, longe dos computadores e consolas.
Foi no mar, que via da minha janela, que aprendi a surfar com cerca de 13 anos. A paixão pelo surf surgiu desde novo quando via os surfistas de todo o mundo a surfar as ‘minhas ondas’. Actualmente, o Jardim do Mar é mundialmente conhecido pela comunidade surfista e considerado um paraíso para o surf, onde já foi palco de grandes provas. Durante todo o ano o Jardim é visitado por inúmeros surfistas.
Mas o surf não é a principal atracção desta nossa freguesia, pois o sossego, o silêncio, a paz e a hospitalidade, fazem com que o Jardim seja sempre visitado
É também uma freguesia onde ainda se cumprem algumas tradições. As romarias, os cantares de Natal e as visitas aos presépios estão sempre presentes. O saltar das fogueiras no São João e o tão esperado arraial de Nossa Senhora do Rosário que tanto anima este nosso cantinho.
A família, os amigos, as tradições, o surf, o mar e o tempo são para mim, as flores deste Jardim. Pois evidentemente é neste paraíso que pretendo continuar a viver, se a vida assim proporcionar…