O concelho de Câmara de Lobos conta, a partir de hoje, com 15 pontos de acesso a rede Wi-Fi gratuito, localizados nos centros das cinco freguesias do concelho. A aprovação da candidatura apresentada pelo município à iniciativa WiFi4EU, promovida pela Comissão Europeia, veio permitir a expansão da rede, que, desde 2017, tem vindo a disponibilizar acesso gratuito à Internet nos pontos com maior afluência de pessoas.
Refira-se que a iniciativa WiFi4EU promove o acesso sem fios gratuito à Internet em espaços públicos, como parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, entre outros, em benefício dos cidadãos de toda a Europa, tendo Câmara de Lobos sido contemplada com um vale no valor de 15 mil euros, que foram utilizados para adquirir e instalar equipamento sem fios nos espaços que ainda não dispunham de um ponto de acesso sem fios gratuito.
Esta nova ferramenta vem permitir, a locais e visitantes, um acesso rápido à Internet e procura incentivar a consulta e partilha de conteúdos, que contribuam para a descoberta e divulgação do concelho. O acesso é completamente gratuito e sem limitações temporais, dando continuidade e complementando o projecto que está no terreno há cerca de três anos.
Desde 2017, que as zonas de maior movimento e concentração de pessoas na baixa da cidade de Câmara de Lobos encontram-se cobertas, nomeadamente Largo do Poço, Jardins do Ilhéu, Varadouro, doca dos autocarros, junto ao miradouro do Espírito Santo (Churchill), Mercado Municipal e Praça da Autonomia, sendo reforçada com mais dois pontos de acesso. O primeiro no Largo de São Sebastião, junto à Igreja Matriz, e o segundo que cobre a Praia do Vigário.
Agora, este reforço da rede municipal de Wi-Fi chega aos centros das restantes freguesias do concelho, conforme já estava previsto. No Estreito de Câmara de Lobos, a rede alcança o Largo do centro Cívico do Estreito, o Largo do Patim/adro da Igreja e a Praça do Mercado Municipal; no Jardim da Serra, ao longo da Rua das Corticeiras; no Curral das Freiras há Internet gratuita na Praça Central; já na Quinta Grande, foi colocada a rede Wi-Fi na zona do Parque Infantil.
Segundo Pedro Coelho, Presidente da Autarquia, esta expansão da rede Municipal de Wi-Fi é significativa pelo seu carácter inédito. “Câmara de Lobos será o primeiro concelho da Região com uma rede Municipal de Wi-Fi, que abrange todas as freguesias, extravasando a sua malha urbana. Um passo essencial no sentido da democratização do acesso e que abre a possibilidade de implementação de outras soluções tecnológicas no âmbito das cidades inteligentes.”
A instalação da rede Wi-Fi tem um investimento de cerca de 27 mil euros, dos quais 15 mil são suportados pelo programa WiFi4EU e o restante pelo orçamento municipal. A rede estava prevista para entrar em funcionamento no fim do mês de Março mas os trabalhos de instalação tiveram que ser suspensos devido ao confinamento tendo a sua retoma condicionada pelas medidas em vigor