A Casa do Povo da Ilha organiza entre os dias 26 de Novembro e 03 de Dezembro, a sua XXIX Semana Cultural da Ilha. Esta edição, que tem como temática central ‘Cultura e Artes – amador e profissional, a distância que os une’, contará com a presença da secretária regional de Inclusão e Juventude na sessão de abertura, pelas 15 horas, na Casa do Povo da Ilha.
A Semana Cultural da Ilha é de grande importância para a Instituição e para a localidade, uma vez que tem sido um elevado contributo e reconhecimento à descentralização cultural.
A freguesia, contribui com este e outros eventos, para a valorização e promoção da cultura madeirense, representando uma oportunidade de divulgar as suas particularidades culturais. Ao longo de oito dias, são inúmeras as atividades, incluindo exposições, concertos, debates e apresentações de livros que compõem a programação desta atividade cultural.
“Esta semana cultural, de grande importância para a Instituição e para a localidade, tem tido ao longo destas edições, como foco principal a descentralização cultural e a aprendizagem não formal, conciliada com a divulgação da própria freguesia. Exemplo disso, são as várias exposições patentes nos diversos espaços da Casa do Povo da Ilha, ao longo de toda a semana”, destaca a organização em comunicado.
Este ano, o programa contempla: uma exposição de costura criativa da Casa do Povo de Santa Cruz; peças de artesanato em madeira pelo artesão Dino Gouveia; quadros em lã; a participação da Associação Protetora dos Pobres e a presença do Museu Henrique e Francisco Franco com a exposição ‘O museu vai ter contigo’. Adicionalmente, estará disponível um espaço de venda de livros da Direcção Regional da Cultura, Paulinas e Bertrand e o artesanato local de Laurinda Jardim e Rosa Aguiar.
Do programa de cultura artística, constam diversos espetácculos, como: a actuação dos Triova Voices, dos Lírios do Norte, do grupo Aramisses da Associação Xarabanda, espectáculos de teatro, um desfile de moda e o Quarteto Samambaia da Associação Melro Preto, entre outros.
Da programação constam ainda, debates e ‘pitches’ que vão de encontro à temática central, a apresentação de um livro e dos projectos ‘ATREMAR’ e ‘mais Madeira à mesa’.
A Semana será apresentada por Carlos Pereira e transmitida em directo através do canal naminhaterra.com e facebook da Casa do Povo da Ilha.
A Casa do Povo tem o apoio da Secretaria Regional da Inclusão e Juventude, a Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente, do PRODERAM 2020 através da ADRAMA, da Câmara Municipal de Santana, da Junta de Freguesia e Paróquia da Ilha, sa Associação de Compartes Ilha Autêntica, entre outros.