A Zona Balnear da Fontinha, no Porto Santo, hasteou hoje a Bandeira ‘Qualidade de Ouro’, galardão que premeia as praias de excelência, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Idalino Vasconcelos, do Vereador do Ambiente, Pedro Freitas e do presidente da Quercus, Paulo do Carmo.
A Quercus aproveitou esta cerimónia para reconhecer todo o património e mais-valias ambientais, bem como o trabalho em prol da conservação desta zona balnear, com evidentes vantagens para as populações locais.
“A Praia do Porto Santo, banhada por um mar calmo e de águas cristalinas, estende-se por toda a costa sul da ilha, em de cerca de 9km. A tonalidade das suas areias, tornou a ilha do Porto Santo também conhecida como Ilha Dourada e, além de oferecer tranquilidade aos seus banhistas, é famosa pela qualidade terapêutica das suas areias, senho hoje um facto cientificamente comprovado, que atrai à ilha visitantes com problemas do foro ortopédico e reumático”, revela Paulo do Carmo, destacando ainda a água do mar, já utilizada em tratamentos de talassoterapia, que apresenta “quantidades anormalmente elevadas de crómio, estrôncio e iodo, elementos benéficos para a saúde humana, e que estão intimamente ligados ao bronzeado característico dos banhistas que fazem praia no Porto Santo”.
Sobre a zona balnear da Fontinha, localizada junto ao principal núcleo urbano da ilha, considera-a a mais emblemática das praias do Porto Santo que hasteou, no passado dia 7 de junho, a sua 28.ª Bandeira Azul e 10.ª bandeira ‘Praia Acessível, Praia para Todos’.
Este galardão reconheceu a excelência de 20 praias na Região Autónoma da Madeira, seis das quais, na ilha do Porto Santo.