Cerca de trinta alunos da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (EBSPMA) participaram esta terça-feira numa limpeza de praia, com actividades náuticas, evocando o Dia Nacional do Mar. A referida acção decorreu durante a manhã, na praia da Ribeira Brava, tendo por principal finalidade sensibilizar e consciencializar os alunos e demais participantes sobre a problemática do lixo marinho.
Iniciativa inseriu-se noo projeto ‘Mare Nostrum’, um conjunto de actividades de enriquecimento curricular da secundária ribeira-bravense que tem por principal finalidade promover a literacia marítima da comunidade educativa daquele estabelecimento de ensino, consciencializando para a importância da intervenção individual na resolução da problemática crescente da poluição marinha.
“Mais importante do que limpar é não poluir até porque a poluição dos oceanos atingiu já um ponto de quase não retorno, algo que não constitui propriamente novidade”, apontam os docentes responsáveis pelo projecto. Entre os muitos resíduos recolhidos, de destacar as inúmeras beatas de cigarro, as embalagens de plástico, peças de vestuário e de calçado, artefactos de pesca, resíduos de construção civil, entre outros, numa praia que até é regularmente objecto deste tipo de iniciativas.
“Urge que a população entenda o mar como algo de seu, como património global que necessita de ser valorizado e cuja preservação é da responsabilidade de todos. E a verdade é que há um longo caminho a percorrer até se alcançar essa consciencialização plena”, constatou Renato Azevedo, um dos docentes dinamizadores do projecto ‘Mare Nostrum’.