Celebra-se hoje, dia 9 de Março de 2021, o 4º aniversário da Área Protegida do Cabo Girão!
A efeméride é assinalada pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza na sua página no Facebook, onde publicou a seguinte descrição:
“Esta área é caraterizada pela existência de um relevante património natural, onde se destaca o geossítio do Miradouro do Cabo Girão. Trata-se de uma zona com uma arriba litoral, de 580 m de altura, sendo uma das mais altas arribas do mundo, a qual evidencia particularidades naturais de elevado interesse científico, pedagógico, didático e turístico.
De referir que, nesta área protegida existem formações de vegetação natural, zonas de nidificação, repouso da avifauna marinha e ainda o património cultural presente nas várias fajãs, resultante do testemunho da presença humana, numa tentativa de ultrapassar as dificuldades físicas impostas pelo acesso àquela área.
A nível da flora ocorrem diversas espécies, designadamente, o buxo-da-rocha, cenoura-da-rocha, múchia-dourada, entre as demais. Além destas espécies, as escarpas também constituem um local singular para a nidificação de aves marinhas, como a cagarra, roque-de-castro, garajau-comum e outras aves.
Destaque ainda para a parte marinha, designada por Parque Natural Marinho do Cabo Girão, na qual foi afundada em setembro de 2018, a Corveta Afonso Cerqueira, no sentido de constituir um recife artificial, objetivando a recuperação dos recursos piscícolas da área e a criação de uma área com grande potencial turístico na área do mergulho amador.
Em virtude da presença destes valores naturais, privilegia-se esta área como um lugar para proteger e perpetuar para o futuro.”