No Dia da Freguesia da Fajã da Ovelha, que assinalou hoje 465 anos de existência, a Secretária Regional do Turismo salientou que “não é preciso esta freguesia fazer anos para que o Governo Regional se lembre de investir e de fazer obra neste concelho e nesta freguesia”.
Na sessão solene comemorativa, onde marcou presença como representante do Governo Regional, Paula Cabaço aproveitou para tranquilizar a população e dizer que “a escola vai continuar a funcionar” na freguesia “com identidade, com uma história que hoje se homenageia, em nome de toda a sua população e, concretamente, das futuras gerações”.
A Secretária salientou que a Freguesia “faz parte de um dos concelhos que diariamente se afirma, tanto do ponto de vista turístico quanto cultural, com uma oferta de qualidade, diversificada e renovada, que tem contribuído para reforçar a nossa notoriedade, enquanto destino”. Do ponto de vista turístico, a Calheta “ocupa o 4.º lugar no que respeita à capacidade de alojamento, depois do Funchal, Santa Cruz e Porto Santo, e assumiu, segundo dados acumulados ao mês de Abril, o 3.º lugar em matéria de rendimento por quarto disponível”.
É também neste concelho que a inauguração do MUDAS. Museu “veio fomentar a maior valorização do património artístico e cultural, atraindo novos públicos e crescendo, em continuidade, na sua procura, com mais de 11 mil visitantes, só nos primeiros 6 meses deste ano”.
Relembrou a obra feita pelo Governo Regional no concelho da Calheta, como as obras levadas a cabo nas Escolas Secundária da Calheta e do Lombo da Guiné, a obra na Variante à Madalena do Mar e a estabilização dos Taludes dos Moledos e na Rateira e Voltinha, numa intervenção que também envolveu o concelho da Ponta do Sol, sem esquecer aquela que é uma das obras mais determinantes para o desenvolvimento, proximidade e abertura destas localidades: a obra da Via Expresso Fajã da Ovelha – Ponta do Pargo.
Sobre as grandes intervenções para o futuro, destacou o reforço do Talude Sobranceiro à marginal da Calheta (porto de recreio), a reconstrução da Estrada entre o Jardim do Mar e o Estreito da Calheta, as obras no Centro de Saúde da Calheta e no Centro de Saúde do Arco da Calheta, assim como a beneficiação da Escola do Paul do Mar.
Na área social, destacou o apoio aos emigrantes oriundos da Venezuela, com cerca de 80 beneficiários abrangidos só no 1.º semestre de 2018, e a luta para combater o desemprego da população do concelho.
Salientou os acordos com as Instituições Particulares de Solidariedade Social, para uma melhor resposta às necessidades das pessoas idosa, bem como o apoio que tem vindo a ser prestado à Casa do Povo da Fajã da Ovelha para “melhorar as condições de vida de quem aqui vive, criando, simultaneamente, oportunidades para atrair mais visitantes a esta localidade”.
Em resposta ao vereador Aleixo que deu os parabéns pelo facto da Madeira ter sido eleita o melhor destino insular europeu pelos World Travel Awards, a governante referiu que o prémio “é de todos aqueles que se levantam pela manhã para trabalhar em prol do turismo e de toda a população que, diariamente, contribui, juntamente com os empresários e com todos os agentes, para a imagem e dinamização do sector”.