A Câmara Municipal de Câmara de Lobos aprovou a atribuição do Prémio de Mérito Escolar ‘Joaquim Pestana’ a 104 alunos do concelho, abrangendo o melhor aluno por cada ano escolar de cada uma das escolas do município, entre o primeiro ano do 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário, contemplando igualmente os melhores alunos dos cursos CEF e dos PCA. A cerimónia de entrega de prémios está agendada para o próximo dia 7 de Setembro (sexta-feira), pelas 19 horas, no Museu de Imprensa-Madeira
O Prémio de Mérito Escolar ‘Joaquim Pestana’ foi instituído pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos em 2014, tendo a finalidade de estimular, reconhecer e distinguir anualmente o desempenho escolar dos melhores alunos de cada estabelecimento de ensino sediados no concelho.
Conforme deliberação camarária desta quinta-feira, será atribuído um prémio individual a cada um dos 104 alunos, que consiste num ‘cheque ensino’ no montante de 50 euros, destinado exclusivamente à aquisição de material didáctico e/ou escolar, bem como certificado de distinção.
A cerimónia de entrega do prémio de mérito escolar decorrerá, como habitualmente, no Museu de Imprensa-Madeira, contando com a participação dos alunos agraciados e suas famílias, bem como dos representantes autárquicos e da Secretaria Regional da Educação.
Contando com a edição do corrente ano, foram já agraciados com o prémio de mérito escolar 565 alunos. O investimento global do prémio a atribuir no corrente ano ronda os 5.200 euros, o qual é suportado pelo orçamento municipal.
De referir que a denominação do prémio ‘Joaquim Pestana’ visa enaltecer e recuperar a memória histórica do poeta câmara-lobense do século XIX, que se distinguiu como um dos vultos da corrente literária Novo Trovador e do ultra-romantismo. Poeta autodidacta, Joaquim Pestana foi autor de uma profusa e relevante obra literária e poética, tendo publicado em muitas publicações de periódicos nacionais e estrangeiros. Não obstante, ao longo de todo o século passado, a historiografia madeirense votou este poeta ao desconhecimento, desmerecendo a sua obra, razão pela qual, com a atribuição do seu nome ao prémio de mérito escolar de Câmara de Lobos, a autarquia pretende fazer jus à sua memória e contribuir para recuperar o seu real valor na história da cultura e das letras madeirenses.