Renato Gouveia
Renato Gouveia
O Clube Desportivo São Roque é o único clube do concelho do Funchal que tem o nome da freguesia onde foi fundado.
Para que se perceba esta ligação umbilical, relembro que o clube foi propositadamente fundado no dia em que a freguesia celebrou os seus 400 anos. Curiosamente, tratando-se de um sábado, os sócios fundadores fizeram com que o cartório notarial abrisse, excecionalmente, para que se desse a coincidência. Assim, no próximo ano o clube fará 40 anos e a freguesia 440.
Para além da sua vertente desportiva, federada, o clube mantém uma ampla intervenção social, desenvolvida em cooperação com outras entidades como a junta de freguesia, a câmara municipal, o governo regional e várias empresas locais, proporcionando à população da freguesia atividades lúdicas e pedagógicas, desportivas não federadas, formação e outros eventos que procuram enriquecer a oferta de atividades para jovens, seniores e população em geral.
O clube dispõe de ginástica para os menos jovens ás terças e quintas de manhã, à tarde tem o treino aeróbico, ginásio, aulas de ballet e treino localizado. Brevemente, passará a disponibilizar o Hidropower (exercício aeróbio realizado na piscina) e tem em análise mais algumas atividades cíclicas. Existem ainda atividades pontuais de orientação, sessões de esclarecimento em várias áreas de interesse para a população, passeios temáticos e outras atividades no âmbito do desporto para todos, que visam combater o sedentarismo da população, prevenir hábitos menos saudáveis e promover a interação entre o clube e os cidadãos da freguesia.
Exemplo disso é o Pedy Paper que o Clube Desportivo São Roque realizará no próximo dia 22 de setembro, em parceria com a Junta de Freguesia de São Roque e a Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências da Secretaria Regional da Saúde, que será um evento aberto a toda a população, que procura promover a atividade física, os hábitos saudáveis, mas simultaneamente fortalecer a relação do clube com a população sanroquina.
Apesar do arranque das modalidades federadas (Andebol, Hóquei em Patins, karaté, Natação e Ténis de Mesa), altura onde o desgaste é maior, o clube não pode descurar a sua componente social, porque os clubes vivem de pessoas e para as pessoas e o Clube Desportivo São Roque não é exceção.