Sónia Perneta
Sónia Perneta
Mudam-se os tempos, mudam-se os costumes. O conceito “Mercearia” foi substituído por grandes superfícies comerciais mas em Santo António continua a existir uma, com um conceito solidário e inovador: a “Mercearia Social”.
Santo António foi a freguesia pioneira de um projeto de cariz social, nascido de um desafio lançado à ASA – Associação para o Desenvolvimento de Santo António, pelo Banco Alimentar Contra a Fome.
A “Mercearia Social” visa promover a autonomia e a dignidade das pessoas e famílias, com carências alimentares, de forma a assegurar o direito à alimentação, uma necessidade básica, comum a todos e parte integrante da própria vida.
Abriu à população no passado mês de dezembro de 2017, no Bairro Social da Ribeira Grande. Todo o projeto desenvolveu-se e cresceu fomentado pela dedicação de entidades públicas, privadas e de voluntários residentes no bairro, criando uma responsabilidade reciproca entre as instituições e os habitantes locais.
O espaço, cedido pelo Instituto de Habitação da Madeira, estava degradado e a necessitar de obras. Nesta fase foi de extrema importância a disponibilidade de cinco voluntários, todos eles residentes no Bairro da Ribeira Grande que se encarregaram de todas as reparações necessárias, assegurando a sua abertura na data inicialmente prevista.
Uma causa comum a todos que originou a adesão, a cooperação e a solidariedade em prol desta iniciativa.
Os destinatários deste projeto são as pessoas e famílias que vivem em situação de carência alimentar devidamente comprovada. Este conceito pretende proporcionar a estas famílias uma maior autonomia e dignidade, permitindo que cada utente possa, a seu critério, selecionar os alimentos conforme as suas necessidades, sempre condicionados pelo stock existente.
Neste momento são apoiadas 14 famílias e foram já entregues cerca de 1500 produtos alimentares.
Inicialmente eram apoiadas apenas famílias residentes neste bairro social mas tendo em conta o crescente número de famílias em situação de risco, a Mercearia Social abriu as portas a toda a população da freguesia de Santo António.
O critério de acesso a esta importante ajuda é semelhante ao das outras instituições. Além de um regulamento específico para esta instituição de solidariedade social, distingue-se pela fantástica interação que cria com os beneficiários através de um compromisso de colaboração com a “Mercearia Social” em alguma tarefa necessária e devidamente identificada pelos técnicos. Uma dessas tarefas é a contribuição nas campanhas de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, do qual são benificiários.
O voluntariado é um conjunto de ações de interesse social e comunitário, capaz de requalificar e reconstruir através de intervenções ao serviço de pessoas, famílias e de toda a comunidade. Este é o principal valor transmitido por esta iniciativa. Além de providenciar e assegurar que todos os utentes tenham comida na mesa, incentiva ao voluntariado e à solidariedade.
Este projeto piloto foi já aplicado em outros Bairros Sociais, nomeadamente no Bairro do Hospital com a Mercearia do Centro Luís de Camões.