A Casa do Povo de São Roque do Faial, juntamente com o Grupo de Jovens da Paróquia, realiza mais uma edição do ‘Cantar dos Reis’, amanhã e domingo.
Esta actividade inicia-se na Igreja Paroquial do Porto da Cruz, este sábado, por volta das 18 horas, com o grupo a entrar na referida igreja, cantando uma romaria de Natal, concretizando uma visita ao Menino Jesus e o presépio ali existente. Em seguida, passam pela residência do Padre João Mendonça, pároco do Porto da Cruz para, também aí, entoarem alguns cânticos desta quadra.
Já no domingo, por volta das 17 horas, visitam a residência do Padre Abraão Marcos, pároco de São Roque do Faial e em seguida iniciam a visita às várias casas da freguesia, começando pela parte baixa da localidade.
Refira-se que as músicas e cânticos que serão entoados foram recolhidos por entre os mais idosos da freguesia. Na verdade, a tradição de ‘Cantar os Reis’ já se tinha perdido em São Roque do Faial. No entanto, há cerca de vinte anos, o Grupo de Jovens Cristãos da Paróquia reavivou essa tradição e de há 14 anos a esta parte juntou-se o Grupo de Tocares e Cantares ‘Camponeses’.
Esta é uma actividade muito bem aceite pela população, que com gosto abre as portas à ‘trupe’. Dizem-nos os organizadores que a cada ano que passa são mais as casas visitadas. Os ‘Reis’ são recebidos com muita alegria e são sempre convidados a visitar a lapinha e a tomar um licor, a provar as broas e os bolos tradicionais desta época.
Por norma, esta acção tem sido realizada no sábado antes da Epifania do Senhor, dia em que a Igreja celebra o ‘Dia de Reis’, coincidente com o segundo domingo após o Natal. Note-se que o facto de esta iniciativa ocorrer no fim-de-semana possibilita aos jovens, na sua maioria estudantes, poderem nela participar, uma vez que a visita se prolonga pela noite dentro.
Uma curiosidade da tradição de São Roque do Faial é um dos ‘reis’ levar o Menino Jesus para as pessoas irem beijando.
De resto, entre os objectivos desta actividade a organização realça o manter vivas as tradições desta terra e proporcionar momentos de convívio e confraternização entre as várias dezenas de pessoas que nela participam.