Foi em Novembro último que a Junta de Freguesia do Caniço avançou com o projecto ‘Ser Cuidador’, visando a formação de cuidadores informais, de modo a que pudessem prestar melhores cuidados às pessoas que têm à sua responsabilidade.
Numa altura em que preparam a última sessão da edição que termina a 6 de Fevereiro, Milton Teixeira não esconde a satisfação pelo sucesso da iniciativa. “Correu tão bem que já temos várias pessoas inscritas para uma segunda edição que deverá arrancar em breve”, adiantou ao ‘Diário das Freguesias’ o presidente da Junta.
De acordo com o autarca, tem sido muito positivo o envolvimento dos 17 formandos, que reconhecem a importância das temáticas abordadas nas diferentes aulas ao longo destes pouco mais de dois meses, permitindo melhorar os cuidados que prestam e a qualidade de vida dos familiares que têm a seu cargo, por norma bastante dependentes, mas também de si próprios, nomeadamente ao nível postural ou do seu bem estar físico.
Para o sucesso desta iniciativa, Milton Teixeira diz terem sido fundamentais os contributos da Câmara Municipal de Santa Cruz, com a cedência do espaço na Loja do Munícipe, e do Centro de Saúde do Caniço, através da parceria na orientação de algumas sessões formativas, pese embora a própria Junta tivesse contratado uma enfermeira especialista em saúde comunitária responsável pelo projecto e que ministrou uma grande parte das aulas.
Importa relembrar que a Junta de Freguesia do Caniço orçamentou no seu plano anual para 2019 a verba de mil euros, destinada aos encargos com os formadores ligados a este projecto. Milton Teixeira assegura-nos que é prioridade do executivo não descurar as questões sociais e procurar dar o seu contributo para colmatar algumas carências. O autarca acredita que em breve deverá ganhar forma uma associação regional do cuidador informal.