Esta terça-feira continua a ser ‘quente’ na costa Norte da Madeira, mas desta feita não apenas por causa das temperaturas do ar. A contribuir para o calor esteve também a ‘escaldante’ Assembleia Municipal de Santana, realizada esta manhã no Salão Nobre do edifício sede da Câmara Municipal de Santana. Nesta reunião ordinária a temperatura ambiente aqueceu quando o presidente da Câmara respondeu às pretensões de mais dinheiro manifestada pelo seu homólogo que lidera o Clube Desportivo do Arco de São Jorge. Teófilo Cunha disse que entendia a reivindicação de Nélio Pestana Gouveia, o dirigente desportivo que é também o presidente da Junta de Freguesia local (eleito pelo PSD), mas disse já não entender o valor das facturas relacionado com uma power-box da antiga escola do Arco (agora centro intergeracional) gerido pelo Clube Desportivo do Arco. O autarca do CDS admitiu que várias vezes a autarquia mandou desactivar a referida power-box porque na factura mensal de utilização da mesma “chegam contas de canais eróticos”, respondeu o presidente da Câmara ao autarca e presidente do Clube, para espanto da generalidade dos deputados municipais e vereadores presentes. Teófilo Cunha justificou assim a medida cautelar, alegando que o dinheiro público tem de ser melhor canalizado, que não para estas coisas.
Nesta sessão ‘apimentada’, destaque também para a presença do presidente do Clube Desportivo de São Roque do Faial, José Dória. O dirigente aproveitou a período à margem da Ordem do Dia para reclamar da autarquia mais apoio financeiro. Nas contas deste responsável desportivo, que se fez acompanhar de um atleta, o ‘seu’ clube é merecedor de mais do triplo do montante actualmente disponibilizado pelo Município.
Mais serena foi a apreciação e votação dos assuntos e das propostas que constaram na Ordem de Trabalhos desta sessão presidida por José Martinho Rodrigues.
Além da informação escrita do presidente da Câmara sobre a actividade e a situação financeira do Município e da apreciação do relatório anual do Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ – Santana) referente ao ano 2018, maioria e oposição votaram por unanimidade a proposta de recomendação de adesão da Assembleia Municipal de Santana à ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais e as duas proposta de celebração de Protocolos com as Freguesias da Ilha e do Arco de São Jorge tendente à atribuição de apoio financeiro para o funcionamento destas autarquias locais dependentes do apoio ‘extra’ para conseguirem manter as ‘portas abertas’.