Depois do encerramento definitivo da única Caixa Automática de Multibanco (ATM) da Boaventura, no dia 1 de Março, eis que já há solução à vista e surge graças ao padre Élio Gomes.
“A igreja trabalha para o bem comum da comunidade. Acontecendo esta situação, e também vendo a preocupação das entidades, principalmente do presidente da Junta e da Câmara, foram apresentadas algumas soluções para um espaço e eu não fiz mais do que o meu dever. Temos um espaço na igreja da Boaventura, que não sei se a instituição bancária interessada irá aceitar, porque há vários critérios, mas a minha sugestão é essa. Penso que será aprovado e da nossa parte não há nada contra”, afirmou o pároco da Boaventura, adiantando que o Multibanco será, ao que tudo indica, instalado “em frente a uma fonte” na “parte de fora” de uma sala que foi construída “há uns anos” para servir de “casa mortuária”, mas que “praticamente nunca foi utilizada”.
Isto tudo para dizer que a paróquia apresentou um espaço e uma solução para que a população não fique privada de um serviço imprescindível. “Agora a Junta e a Câmara vão tratar de assinar o acordo com o banco interessado em instalar o Multibanco na freguesia”, referiu Élio Gomes. “É um bem comum para aqueles que têm mais dificuldades, um bem comum para aqueles que não têm transporte, e sobretudo para os idosos! Não é nada demais se tivermos a possibilidade de ajudar”, mencionou ainda.
Já o presidente da Junta de Freguesia da Boaventura, Lino Camacho, esteve em “posição de adiantar” que “há um pré-acordo” com uma instituição bancária, neste caso a Caixa Geral de Depósitos, para que se instale uma ATM na localidade.
“Ainda não há uma decisão final. O local está definido, mas obviamente que da parte da instituição é necessário haver uma verificação e uma opinião referente ao local. Portanto, irá ser feita essa visita e logo a seguir o processo avança”, garantiu Lino Camacho, salientando que a procura pelo espaço “era o que gerava mais preocupação” e que essa questão já está resolvida. Ainda esta semana, a Caixa Geral de Depósitos deve visitar a Boaventura, para que depois se avance com as obras no espaço cedido pela igreja. O presidente da Junta não aponta a uma data para o regresso da Caixa Multibanco a esta localidade que conta com pouco mais de mil habitantes.