Na próxima sexta-feira, dia 31, pelas 20 horas, realizar-se-á um desfile com várias peças em Bordado Madeira. A ‘Homenagem a uma Arte Secular’, nome dado a esta mostra, surge integrada no Arraial das Casas do Povo da RAM, organizado pela Acaporama-Adrama.
Com a participação de reconhecidas casas de bordado e estilistas da Região, este evento contará com mais de quarenta modelos, de várias faixas etárias, desde crianças, jovens e adultos que irão desfilar na passerelle com peças de grande valor artístico e cultural.
Esta iniciativa resulta do esforço de várias empresas e profissionais ligados ao sector, que se juntam, assim, para dar a conhecer algumas peças, verdadeiras relíquias, que atestam o requinte, o luxo e a perfeição que, desde sempre, foram denominadores comuns desta arte que, pelos seus atributos, se transformou numa marca reconhecida internacionalmente.
Pretende-se, sobretudo, evidenciar a importância do Bordado na convivência insular, bem como demonstrar a influência económica decisiva desta indústria artesanal na cultura e vida social da ilha desde a segunda metade do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Hugo Santos, Nini Andrade, Lúcia Sousa, Karla Vieira, Ana Varela, Marisa Santos, Dina Trindade, Rita Pessanha, GES Bordados, Casa do Turista, Fábrica de Bordados Patrício & Gouveia marcarão a sua presença na marginal da cidade.
Esta proposta artístico-cultural contará também com a participação musical da Tuna Machim da Casa do Povo de Machico e do Grupo de Danças da Casa do Povo de Câmara de Lobos.
O desfile terá como palco o Cais 8, no Funchal, e integra-se na II Mostra Regional do Bordado Madeira que se realizará de 14 a 16 de Junho do corrente ano, organizada pela Casa do Povo de São Martinho e a ADNM – Associação Diáspora no Mundo, com a produção de Sandra Rodriguez, a qual terá lugar na sede da Instituição e no Hotel Quinta Bela Vista.