“Chegar ao teleférico das Achadas da Cruz tornou-se um verdadeiro desafio. A estrada está completamente degradada, colocando em risco a integridade física de todas as pessoas que ali circulam”, disse o vereador do PSD na Câmara Municipal do Porto Moniz (CMPM), alertando para os perigos que viaturas particulares e os autocarros enfrentam todos os dias.
“Não raras são as vezes em que os utilizadores da via, ao se desviarem das inúmeras crateras, têm de viajar em contramão, colocando em risco a própria segurança e a de terceiros”, insistiu Dinarte Nunes, que apresentou uma proposta na última Reunião de Câmara para que a Autarquia abrisse um concurso destinado à repavimentação daquele caminho municipal. Contudo a proposta viria a ser chumbada pelo executivo socialista, “numa postura reveladora que quem coloca os interesses político-partidários à frente da segurança da nossa população e dos nossos visitantes”, lamentou o vereador social-democrata.
De salientar que o Teleférico das Achadas da Cruz, além de ser uma das fontes de receita da Autarquia, é, também,o único acesso ao Calhau das Achadas, uma das maiores atracções turísticas do Concelho.
Sendo o teleférico uma infraestrutura turística e de apoio à população, que desempenha um papel fundamental no acesso àquele local à beira-mar, Dinarte Nunes considera lamentável que o executivo da Câmara do Porto Moniz nada faça para melhorar as acessibilidades.
“É lamentável e uma total desconsideração deste executivo socialista para com a população das Achadas da Cruz que continua entregue à sua própria sorte, sem qualquer apoio por parte da Autarquia. É também uma desconsideração para com os visitantes daquela bela localidade”, sublinhou, concluindo que “a manutenção constante das vias de comunicação é o mínimo que se exige de uma Câmara.”.