A Junta de Freguesia do Porto da Cruz procedeu, ontem, pela primeira vez, à entrega vouchers para a aquisição de material escolar a todos os alunos que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico na Escola Básica do Porto da Cruz. No total, foram 67 as crianças contempladas com esta oferta.
De acordo com Duarte Fernandes “esta foi uma das formas encontradas pelo nosso executivo para incentivarmos à fixação de pessoas na nossa freguesia”, aspecto que, nas palavras do presidente do executivo da Junta do Porto da Cruz, “foi desde sempre uma intenção do actual executivo, de modo a priorizar a educação e a minimizar as despesas escolares das famílias”, salientou.
Refira-se que as famílias não tiveram de proceder a qualquer inscrição prévia para poderem beneficiar desta ajuda.
O procedimento adoptado passou pela recolha de informação junto referido estabelecimento de ensino, no sentido de se apurar que alunos estariam ali matriculados no próximo ano lectivo. Posteriormente a Junta procedeu ao contacto com os encarregados de educação, dando-lhes conta do apoio que ia ser disponibilizado. O voucher poderá ser utilizado na compra de material escolar numa papelaria do concelho, com a qual a Junta estabeleceu uma parceria.
Embora este seja o primeiro ano em que acontece a atribuição deste apoio, Duarte Fernandes fez questão de referir que, ao longo do ano, a Junta do Porto da Cruz tem vindo a apoiar os alunos da escola da freguesia em diversas actividades, nomeadamente em viagens de finalistas ou em visitas de estudo, “momentos também muito importantes para a formação das nossas crianças”, sustentou o autarca.
No momento da entrega do voucher os vários elementos do executivo autárquico presente aproveitaram a oportunidade para desejar a todos os pais/encarregados de educação e alunos “um ano lectivo 2019-2020 com muito sucesso”.