O emblemático troço do antigo Caminho Real n.º 23, hoje conhecido por Caminho das Voltinhas, que liga Água de Pena a Machico, carece de uma limpeza. Isso mesmo reivindicam alguns utilizadores assíduos deste antigo acesso pedonal, agora muito procurado por turistas para percursos a pé.
A acumulação de resíduos tornou-se mais evidente após a realização dos tradicionais Fachos, que levam à queima de algum material. Embora na semana passada os elementos do sítio que ali construiu a sua estrutura tenham precedido à limpeza de grande parte do material, a verdade é que ainda é bem visível, ao longo de todo o percurso, restos de madeira queimada, alguns desperdícios e outros detritos resultantes daquela celebração.
Hugo Marques, vereador da Câmara Municipal de Machico com o pelouro do ambiente, reconhece que, embora a autarquia sensibilize a população envolvida para a necessidade de proceder à limpeza do local, o mesmo nem sempre fica devidamente limpo. Por essa razão, nos próximos dias, será a própria Câmara a proceder à remoção dos detritos, de modo a repor a normalidade da situação.