Esta sexta-feira, dia 27, cumpre-se a tradição madrugadora da apanha das açucenas rosa para enfeitar a Capela do Bom Despacho, na Freguesia de Campanário, que este fim-de-semana está em festa com a realização do arraial em honra da padroeira.
A ‘convocatória’ aos devotos que pretendem participar da tradicional apanha de açucenas na serra da vizinha Quinta Grande está marcada para a ‘volta do Pico’ pelas 4h30 desta sexta-feira. Meia hora depois dá-se a saída em direcção às Fontainhas (Quinta Grande) onde decorre a apanha das açucenas até ao amanhecer. O regresso a Campanário, em cortejo pela ‘estrada regional’ deverá acontecer por volta das 8h30, hora programada para a descida e início da 1ª parte do cortejo até ao miradouro do ‘Vera Cruz’ – junto à partilha entre Campanário e a Quinta Grande – com chegada prevista pelas 11 horas, para o habitual lanche/convívio. Meia hora depois o cortejo retoma, em ambiente de festa, a caminhada até à Capela do Bom Despacho, que ao longo da tarde é engalanada com as açucenas colhidas.
Recorde-se que já nesta sexta-feira à noite há arraial junto à ermida cuja data de edificação remonta a 1675. Depois da Novena e Missa ao início da noite, pelas 21h30 sobe ao palco o cantor Álvaro Florença. No sábado o cabeça de cartaz é João Vinagre, com actuação a partir das 22 horas. No domingo, depois da missa e procissão a meio da tarde, o final de tarde será animado pelo Grupo de Folclore da Casa do Povo de Campanário, e a partir do cair da noite com o conjunto musical ‘Amigos da Música’.