Começou ontem mais uma edição da ‘Festa da Castanha’, na freguesia do Curral das Freiras, numa organização da Casa do Povo local que conta com o apoio de várias instituições. Esta que é a 36.º edição de um certame que atrai muitos madeirenses e turistas àquela pitoresca localidade do concelho de Câmara de Lobos apresenta-se com um cartaz bastante atractivo, mesmo que a castanha, a rainha da festa, seja maioritariamente importada. Desde a chegada da ‘vespa do castanheiro’, em 2014/2015, que a produção tem sofrido algumas quebras, não só na quantidade, mas também na qualidade do fruto. Ainda assim, a festa continua a fazer-se com o mesmo fulgor de outros tempos.
Para a organização a Festa da Castanha continua a ser um dos eventos mais característicos do Curral, definindo, de certa forma, a sua identidade perante o turista e o próprio madeirense.
Roni de Melo actua hoje
Um dos momentos altos da festa será, certamente, o cortejo alegórico que irá percorrer as principais ruas do centro da freguesia a partir das 15 horas. Além de representar os vários momentos ligados ao cultivo e apanha da castanha, este corso voltará a representar muitos outros momentos do quotidiano desta localidade muito ligada à agricultura.
Após o cortejo serão distinguidos os melhores expositores e os melhores produtores de castanha e de noz.
Mas a festa começa muito mais cedo, a partir das 9h30, com a banda de ‘Câmara de Lobos’, seguida de vários grupos corais e de folclore, ao longo de todo o dia. Para as 19 horas está agendada a actuação do grupo ‘Madeira Despique Gente Antiga’, seguindo-se a Orquestra de Música Ligeira de Alcobaça (às 21 horas), e o cabeça de cartaz da festa, Roni de Melo (às 23 horas).