Manuel Filipe
Manuel Filipe
O Bairro dos Moinhos pertence à freguesia de São Pedro e na minha opinião é um dos locais mais interessantes desta freguesia. Encontra-se bastante degradado mas o desafio de reabilitação é grande.
A zona dos Moinhos é constituída apenas por ruas pedonais, sem acesso automóvel. Possui um caminho pedonal principal, a Levada dos Moinhos, que atravessa no sentido Oeste/Este toda a zona, tendo inicio na Rua 5 de Outubro e terminando na Rua dos Arrifes. Possui ainda varias transversais, algumas com saídas outras sem saída.
É uma zona constituída apenas por casas, algumas com vistas maravilhosas sob a cidade do Funchal. É uma zona no coração da cidade mas esquecida. Há dias numa das minhas passagens pela zona dizia-me um morador em jeito de desabafo “Esta zona não tem obras porque não dá votos, pois são poucas as pessoas que aqui moram”. Pois bem é tudo isto que tem de ser alterado. O Bairro dos Moinhos tem de voltar a ter muitas pessoas a morar e as muitas casas ali degradadas têm de voltar a ser habitadas tendo antes de ser recuperadas através de obras. Mas como se promove este desidrato?
A primeira coisa a fazer é a Camara Municipal do Funchal, entidade com competência na gestão concelhia, avançar com a recuperação de todas as zonas publicas, remodelando toda a rede de esgotos e de agua da zona, criando um sistema de combate a incêndios com hidrantes espalhados ao longo dos becos e ruas, investimentos há muito revindicados pela população local. É ainda necessário reparar o piso de todas as ruas pedonais, investindo no reforço da iluminação e colocando equipamentos coletivos como bancos e caixotes do lixo. São investimento avultado? Sim, mas certamente os benefícios serão muito maiores.
Nas ultimas eleições autárquicas assisti a promessas efetuadas no local, que iriam reabilitar a zona, criando elevadores e escadas rolantes no local. Nada, mas absolutamente nada foi efetuado.
Já agora na consolidação da escarpa da Rua 5 de outubro na entrada para a Levada dos Moinho os promotores e decisores da obra auscultaram os moradores da zona? Se os tivesse ouvido não se tinha perdido uma oportunidade de criar, numa das zonas onde o risco é menor, uma bolsa de estacionamento para as pessoas da zona estacionarem as suas viaturas, pois desesperam para conseguirem um local para estacionar as suas viaturas, pois já não bastava o carro não poder ir ate a porta da sua casa tem ainda que procurar um difícil estacionamento
Espero sinceramente poder percorrer, um dia, aquela zona dos Moinhos toda recuperada, pois os seus habitantes bem merecem.