A Câmara Municipal de Santana tem no terreno obras de recuperação do Caminho do Serradinho, na freguesia de São Roque do Faial. Trata-se de um caminho em calçada, do tipo ‘caminho real’, com uma extensão de 280 metros, visto como um elemento importante do património local e que mereceu a atenção da referida autarquia nortenha.
A recuperação em curso contempla a substituição de toda a rede de abastecimento de água potável, em fibrocimento e actualmente obsoleta, o que permitirá diminuir, de forma significativa, as constantes perdas de água.
Ao longo deste ‘caminho real’ podemos encontrar dois fontanários, que também serão recuperados. Aliás, segundo Gabriel Faria, vereador com os pelouros da Agricultura, Ambiente Gestão e Modernização Administrativa, “a Câmara Municipal de Santana iniciará em breve os procedimentos necessários para a recuperação de mais de 100 fontanários dispersos pelas suas seis freguesias”. Este é, de resto, “um património que também não pode ser esquecido”, entende o autarca.
Refira-se que a recuperação do Caminho do Serradinho está integrada num conjunto de obras realizadas ou a concretizar nas freguesias de São Roque do Faial e Faial, num investimento total na ordem dos 200 mil euros.