Entra hoje em funcionamento o ‘Balcão Virtual’ da Junta de Freguesia do Caniço, uma ferramenta que permite aos cidadãos residentes naquela localidade tratar de alguns procedimentos que, até então, só podiam ser feitos presencialmente.
Para Milton Teixeira, “este é mais um grande passo dado com vista à modernização da instituição, procurando, sempre, ir ao encontro das necessidades das pessoas”.
Ao ‘Diário das Freguesias’, o autarca reconhece que muitos dos residentes no Caniço trabalham no Funchal, o que se traduz em pouca disponibilidade para se deslocarem à Junta no horário de expediente.
O ‘Balcão Virtual’ vem, assim, “assegurar mais uma forma de acesso à Junta e aos serviços disponibilizados, sem exigir uma presença física e sem limitações de horário”, refere.
Numa primeira fase podem ser solicitadas declarações simples, como atestados de residência ou atestados comprovativos do agregados familiar. Num futuro bastante próximo, a Junta conta avançar para as certidões e para o registo de canídeos.
Os pedidos de documentos podem ser feitos através do site da Junta de Freguesia (www.jf-canico.pt), no espaço dedicado ao referido ‘Balcão’.
Os utilizadores têm de efectuar um registo prévio, que é depois validado e, posteriormente, activado o seu acesso às funções disponibilizadas. Sempre que os documentos solicitados tenham algum custo associado, o respectivo pagamento poderá ser feito por multibanco, mbway ou cartão de crédito.
A Junta de Freguesia do Caniço é a primeira junta a nível regional, e das poucas a nível nacional, que disponibiliza funcionalidades semelhantes aos seus fregueses.
Refira-se que, desde Setembro do ano passado que os fregueses do Caniço já têm ao dispor a ‘Gesincidentes’, uma aplicação que lhes permite denunciar problemas detectados na via pública de uma forma simples e mais eficaz, com a possibilidade de juntarem fotografias que melhor georeferenciem os incidentes.