Com sede na Freguesia sede de concelho, a Banda Municipal de Machico, fundada em 1 de Novembro de 1896, comemora este domingo mais um aniversário, 124º da sua historia já centenária.
Este ano a comemoração do 124º aniversário da filarmónica machiquense ocorrerá com um novo formato na sua organização, atendendo às limitações provocadas pela situação pandémica.
A hora do hastear da bandeira será alterada para as 11h, na sede da Banda – Casa da Música, acompanhada pela execução do Hino da Filarmónica, o qual dará lugar à execução da Marcha do 124º Aniversário, da autoria do nosso músico e actual Regente: Mário Santos, “que está de parabéns pela composição da Marcha, que é sempre um momento de expectativa para os músicos neste particular”, regista Manuel Spínola, presidente da direcção da colectividade.
“Como é tradição o Maestro / Regente compõe a Marcha comemorativa do aniversário e por vezes pode ser proposto algum dos músicos, que estejam habilitados para tal”, esclarece.
“O programa complementa-se com o desfile pelas ruas da Cidade, cumprimentando as Entidades Oficiais, Religiosas e Amigos, não haverá almoço comemorativo com convidados, pelas razões acima referenciadas à pandemia”, explica.
“Estas comemorações, não são apenas um recordar do passado, mas sim e também, marcar a nossa presença na era contemporânea, aliada a todas a vicissitudes da conjuntura, em que vivemos”, regista Manuel Spínola.
Machico tem uma instituição musical e cultural, entre as 10 mais antigas da Madeira, tendo sido durante quase um século a única escola de música do Concelho, onde marcou centenas de jovens e adultos de diferentes gerações, para uma maior sensibilidade artística e formação musical, e um contribuo na educação e na formação das pessoas, para o exercício no seu dia a dia de boas práticas para a cidadania plena, de bons cidadãos.
“Temos uma longa história com altos e baixos momentos, como acontece a todos as instituições, muito próprio das dinâmicas da vida, que será registada em livro, no próximo ano de 2021, com as comemorações dos 125 anos”.
Prossegue: “Relativamente aos nossos projectos, é com muito orgulho que verificamos a continuidade de adesão de jovens aprendizes, isto tudo graças ao trabalho desenvolvido, quer pela Direcção Administrativa quer pela Direcção Artística, em coordenação com a Escola de Formação da Banda”.
A Banda Municipal de Machico tem no activo 44 músicos e são na sua maioria elementos que iniciaram a aprendizagem na Escola da Banda.
“Ainda desenvolvemos novos géneros musicais e artísticos, tais como: Tuna de Tocares e Cantares; Trupe de Carnaval; Marchas dos Santos Populares, e Gaiteiros da Banda, envolvemos aproximadamente cerca 275 pessoas nas nossas actividades”, adianta.
Associação que tem levado o bom-nome do nosso Município e da Madeira pelo nosso País, através de intercâmbios culturais com outras Filarmónicas, adquirindo novos enriquecimentos socioculturais, e em particular para a nossa Juventude.
Previsto para o ano de 2021 está a conclusão do Intercâmbio com a Filarmónica Vizelense do Concelho de Vizela, Distrito de Braga, que foi cancelado este ano, devido à pandemia COVID – 19.
Manuel Spínola agradece ao Governo Regional, “pelo apoio através do protocolo para colmatar a falta ou ausência de serviços / actuações, em consequência do Covid – 19”, nomeadamente às secretarias regionais do Turismo e da Educação, e ao Município de Machico pelo protocolo na base do apoio contínuo anual, sem deixar de referir a Junta de Freguesia e a Casa do Povo.
Por fim, “um enorme agradecimento a todos os Músicos Maestros, Regentes, Dirigentes e Corpos Socias, famílias e empresas de Machico, quer no passado quer no presente, contribuíram para Honrar a Muy Nobre Banda Municipal de Machico” sublinha.
“É com muito orgulho que constatamos o reconhecimento público, no meio Social e Cultura de Machico, através do desempenho cultural da nossa colectividade”, conclui