Este ano, a popular Festa de Santo Amaro, em Santa Cruz, será diferente para segurança de todos. Sem o habitual arraial, a festa resume-se à condicionada cerimónia religiosa a acontecer esta sexta-feira, dia 15, pelas 14 horas na Igreja Matriz, celebração associada ao ‘varrer dos armários’, tradição que não se realizará neste assinalar do encerramento da quadra natalícia.
Este ano, devido às restrições impostas devido à pandemia da covid-19, não haverá festejos nem mesmo a tradicional procissão. Os santa-cruzenses e todos os que queiram acompanhar a cerimónia religiosa estão ‘convidados’ a assistir, em directo e no conforto da sua casa, através do canal Naminhaterra TV e redes sociais, evento organizado pela Comissão de Festas: Rapazes Solteiros, Paróquia de Santa Cruz e Câmara Municipal de Santa Cruz.
Recorde-se que em Santa Cruz o feriado municipal ocorre no dia de Santo Amaro, esta sexta-feira, dia 15, – embora o concelho tenha sido criado em 25 de Junho (1515) – situação que na actual conjuntura implica o recolher obrigatório até às 18 horas e o encerramento do comércio uma hora antes.