Este ano a festa de Santo Antão, Padroeiro da Paróquia do Seixal, concelho do Porto Moniz, faz-se apenas dentro da igreja e com as (muitas) restrições em vigor para conter a pandemia da covid-19.
Face à limitação na lotação da igreja, a Missa em Honra a Santo Antão – um santo cristão originário do Egipto, nascido em 251 e falecido a 356, com 105 anos de idade -, agendada para as 15 horas, terá transmissão online através da rede social Facebook (Facebook Live).
Sem arraial, a celebração, este domingo, do orago da freguesia nortenha cinge-se à cerimónia religiosa, neste que era uma das grandes celebrações anuais da paróquia do Seixal, a par da festa do Santíssimo Sacramento, no penúltimo Domingo de Agosto.
Resta saber como vai ser no próximo domingo, já que a tradição seixalense remete para a manhã no primeiro domingo após a realização da festa de Santo Antão, a realização do Panelo no Chão da Ribeira, uma das tradições mais antigas do Seixal. Com a proibição de ajuntamentos neste tempo de pandemia, acrescido do facto do próximo domingo ser também eleitoral – Presidenciais – o mais provável é que este ano a festa social que entretanto se tornou popular não se realize, uma vez que a celebração da mesma implica que as famílias se reúnam para preparar e degustar o ‘panelo’, o prato que é confeccionado à base de legumes e enchidos, muito semelhante ao Cozido à Portuguesa.