A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior recorda que tem em curso um programa social de apoio à recuperação de habitações degradadas de famílias carenciadas, denominado Conserva. Trata-se, como o próprio nome indica, de um apoio direccionado aos residentes na freguesia que se encontram em situação de carência económica e social e que é disponibilizado gratuitamente pela Junta, directamente ou através de parcerias com outras entidades.
“Atendendo a que uma habitação condigna representa um dos vetores base essenciais para a qualidade de vida de todos os cidadãos e que uma significativa parcela da população, por motivos de ordem socioeconómica, dificilmente consegue, de facto, colmatar as dificuldades estruturais em matéria de condições mínimas de segurança e salubridade habitacional, considerou esta Junta de Freguesia primordial assegurar uma parcela do orçamento para a reabilitação de travejamentos, telhados, coberturas e paredes de habitações de famílias carenciadas”, explica o autarca local, Guido Gomes.
No ano de 2020 foi possível, dentro do orçamento disponíveL a autarquia proceder à reestruturação de telhados, tectos e paredes de cinco habitações.