A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria assinala o Dia da Liberdade, no dia 25 de Abril, às 16h30, com um podcast na sua página de Facebook.
A iniciativa pretende discutir a luta que se travou contra o então regime ditatorial, a motivação para lutar e enfrentar as consequências dessa luta, bem como a vivência da época e as atuais ameaças aos valores de abril por nós herdados.
De acordo com a nota remetida à imprensa, este podcast conta com a participação de António Loja, historiador e professor reformado do Ensino Secundário na Escola Industrial, autor de diversos livros, primeiro subscritor da Carta a um Governador de 1969 e último Presidente da Junta Geral já no período pós-25 de Abril.
Terá também a participação de Henrique Sampaio, antigo colaborador da redação do Jornal Comércio Funchal, que era considerado um jornal anti-regime e que teve ampla difusão nacional, tendo sido um dos fundadores do movimento União do Povo da Madeira (UPM) que posteriormente deu origem à União Democrática Popular (UDP), tendo mais tarde uma participação no Partido Socialista (PS), onde exerceu cargos de liderança, chegando a ser deputado na Assembleia Legislativa da RAM. Foi também um dos subscritores da Carta ao Governador.
Outro orador convidado é Rodrigo Trancoso, que foi dirigente do Bloco de Esquerda Madeira, deputado na Assembleia Legislativa da RAM. Em 2013 foi eleito pela então Coligação Mudança, onde exerceu funções de tesoureiro da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria e foi presidente da Assembleia Municipal do Funchal. É ainda autor de uma proposta para criação de um Museu alusivo ao 25 de Abril na última edição do Orçamento Participativo do Funchal.
O podcast será moderado por Gonçalo Aguiar, presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria.