A iniciativa ‘Apadrinhe este Natal’, actividade conjunta realizada entre a Loja Solidária Caniço e todas as Freguesias do Concelho de Santa Cruz: Caniço, Gaula, Camacha, Santa Cruz, e Santo António da Serra, volta a realizar-se neste final de ano em parceria com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santa Cruz.
A ideia que surgiu no Natal de 2018 e no âmbito de várias iniciativas levadas a cabo pela Loja Solidária do Caniço, “é um projecto que vigora até aos dias de hoje e que representa uma iniciativa de sucesso e principalmente, uma forma de promover a solidariedade e os valores de partilha e comunhão associados à quadra festiva do Natal, levando ainda um pouco de alegria a várias famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica do nosso Município e apoiadas pela Comissão de Crianças e Jovens de Santa Cruz”, sublinha Milton Teixeira, presidente da Junta de Freguesia do Caniço.
A iniciativa que regressa este ano, é uma actividade conjunta entre a Loja Solidária do Caniço e todas as cinco juntas de freguesia, em parceria com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do mesmo concelho. Este ano, “além de dar continuidade à matriz social em que se alicerça o trabalho destas autarquias, permitirá que 82 crianças e jovens possam ser apadrinhadas e recebam uma prenda de um ‘padrinho’ ou uma ‘madrinha’ numa perspectiva de solidariedade, de partilha e de amor pelo próximo numa quadra tão propícia ao mesmo como é o Natal e não numa vertente consumista”. As prendas deverão ser entregues nas juntas de freguesia do Município de Santa Cruz ou directamente na sede da CPCJ de Santa cruz.
Esta actividade, tal como todas as outras iniciativas desenvolvidas no âmbito do trabalho social respeita, o anonimato das famílias e a protecção de dados das mesmas, sendo que neste caso específico, apenas os gestores de caso da CPCJ de Santa Cruz são detentores dessa informação.
Para além da iniciativa ‘Apadrinhe este Natal’, relembramos que, à semelhança de anos anteriores, a Loja Solidária do Caniço está a promover uma campanha de recolha de brinquedos direccionada às famílias apoiadas por este recurso social da Junta de freguesia do Caniço.
A equipa responsável pela iniciativa agradece à CPCJ de Santa Cruz, por terem confiado e abraçado novamente este projecto e a todos os padrinhos e madrinhas que aderirem à nossa causa.
“Este é um projecto que nos orgulha, que nos faz continuar a acreditar na bondade, no altruísmo e no amor ao próximo, mas principalmente a acreditar que apesar das particularidades da situação em que vivemos, há sempre espaço para dar valor ao que realmente importa! Fazer o bem!”, conclui o autarca do JPP.