O presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Pedro Gomes assinou, esta quarta-feira, os protocolos de apoio às associações culturais, recreativas e desportivas da freguesia, no valor global de 14 mil Euros.
A cerimónia que teve lugar no Centro de Dia local, juntou Pedro Gomes e os responsáveis das cinco instituições: do Clube Desportivo de São Roque, do Grupo desportivo do Azinhaga, da Associação Alegria, da Associação Recreativa do Galeão e do Recreio Musical – União da Mocidade.
“O grande objectivo dos protocolos é apoiar financeiramente as instituições de São Roque, de forma a que estas desenvolvam as actividades propostas no seu plano anual, e incluam a população nas suas actividades, contribuindo para uma sociedade mais saudável, mais culta e mais inclusiva”, explicou o autarca.
Na área desportiva, os apoios são “direccionados essencialmente para a camada mais jovem da população”, de forma a “promover hábitos saudáveis e prevenir comportamentos desviantes”, sublinhou Pedro Gomes, acrescentando que aqui “também se inclui a restante população que pratica desporto, envolvendo os mais idosos”.
O apoio financeiro para a Associação Recreativa do Galeão é dirigido para duas grandes áreas “de relevância” na freguesia. Uma de âmbito social, que visa apoiar o desenvolvimento das várias actividades no Bairro do Galeão. A outra, de cariz cultural, é a elaboração do Presépio de São Roque, que atrai milhares de pessoas à freguesia
“O presépio de São Roque transformou-se numa tradição, num local de passagem obrigatória de madeirenses e forasteiros na época de Natal.
Anualmente deslocam-se 20.000 pessoas para visitar o nosso presépio, sendo este um meio de divulgação da freguesia”.
Em relação ao Recreio Musical – União da Mocidade, Pedro Gomes, salientou, igualmente a importância de apostar na cultura, mais precisamente na música, junto dos jovens. “Uma sociedade culta é sempre mais rica”, disse, lembrando que o Recreio Musical – União da Mocidade “é uma instituição centenária, que com a sua orquestra, leva o nome da freguesia aos níveis nacional e internacional sempre que realiza um concerto.”
Através dos protocolos de apoio às instituições, a Junta de Freguesia de São Roque pretende “criar condições para que os jovens possam desenvolver as suas actividades no seu ambiente natural, no local onde vivem e estudam”, concluiu Pedro Gomes.