O Grupo de Tocares e Cantares ‘Camponeses’ da Casa do Povo de São Roque do Faial fará uma digressão ao continente português, mais concretamente à zona Norte, de 1 a 3 de Abril.
Após mais de dois anos sem que nenhum grupo da Casa do Povo tenha saído da Região por causa da covid-19, eis que surge esta oportunidade de mostrar lá fora o que tem vindo a ser feito ao nível de recolha e preservação da música popular.
Esta visita ao continente surgiu após o convite da Junta de Freguesia de Salzedas, no concelho de Tarouca, para o grupo participar num Encontro Luso-Espanhol de Música Popular, que aquela autarquia organizará no próximo domingo, dia 3 de Abril, nos Claustros do Mosteiro de Salzedas, classificado como monumento nacional. No encontro participarão o Grupo de Cantares de Salzedas, a Escola de Danza de Ourense (de Espanha), o Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” da Casa do Povo de São Roque do Faial e o Grupo de Cavaquinhos de Viseu.
Entretanto, no sábado, 2 de Abril, o grupo participará, pelas 13 horas, na animação do recinto onde está a decorrer a XIII Edição dos Fins de Semana Gastronómicos de Armamar, numa organização daquele município do distrito de Viseu. Ainda em Armamar, mas pelas 21 horas do próximo sábado, decorrerá o Encontro de Cantares Populares onde participarão, para além do Grupo de Tocares e Cantares ‘Camponeses’ da Casa do Povo, o Grupo de Cantares da Escuela Provincial de Danza – Ourense (Espanha) e o Orfeão da Universidade Sénior de Armamar.
Do programa da digressão faz parte a visita à zona demarcada do Vinho do Porto, no Douro vinhateiro, com a visita a uma quinta produtora de vinhos onde se inclui uma prova de vinhos. Sendo Armamar a zona de maior produção de maças do nosso país está também previsto visitar uma empresa de produção e de armazenamento daquele produto.
Este tipo de iniciativas serve para mostrar as tradições no que aos cantares populares diz respeito.