A coligação PSD/CDS votou contra a Conta de Gerência de 2021 apresentada esta quarta-feira, 20 de Abril, na Assembleia de Freguesia do Caniço, considerando “grave e inaceitável” que o grau de execução, no respeitante ao social, tenha ficado abaixo dos 60%, precisamente “num ano de dificuldades acrescidas às famílias devido à pandemia”.
“Afinal o que é que falha? O orçamento projectado ou a execução?” questiona, a este propósito, o porta-voz da coligação, Tiago Nobrega, que fez questão de sublinhar “que a qualidade de vida das pessoas, principalmente das mais vulneráveis economicamente, tem de estar na linha da frente das intervenções do Executivo da JPP no Caniço”.
Relativamente ao relatório de actividades em apreciação, a coligação regista as actividades apresentadas, ainda que considere que as mesmas “ficaram aquém daquilo que a freguesia merece”.
Por outro lado e no que diz respeito à votação da primeira revisão ao orçamento de 2021, conforme explica o porta-voz, a coligação optou “pela abstenção pois, e, não obstante se verificar um reforço no Apoio socio educativo e no Fundo Social de Emergência, defendemos que estes deveriam ser maiores e mais expressivos”.
A coligação PSD/CDS aproveitou também, esta que foi a 2.ª Sessão da Assembleia de Freguesia do mandato, para levantar novamente a questão das Guardas de Protecção na Estrada Avelino Pinto. Uma situação “que já deveria estar resolvida e que coloca em causa a segurança da população naquele local”, lamentando “que a espera por decisões de seguradoras seja a justificação para a situação se manter”.
No âmbito da requalificação da vereda da Levada da Azenha já anunciada, a coligação apresentou, também, uma proposta que visa a criação de uma zona de merendas, próxima à zona da ribeira, de modo a permitir que tanto as famílias da freguesia e concelho, quanto os visitantes, possam usufruir deste espaço, designadamente para piqueniques.
Votos de pesar e louvor aprovados por unanimidade
Tiago Nobrega que, ainda nesta oportunidade, relembra que foi apresentado um voto de pesar pelo falecido do Senhor Padre Rogério Vieira, “um homem dinâmico, humilde, alegre, disponível, próximo de todos, que primava pela tolerância e compreensão e que foi um grande impulsionador da catequese e do Grupo de Jovens do Caniço e das Equipas Jovens Nossa Senhora, Movimento Carismático, entre outros feitos, ao longo de sua vida, que agora os canicenses guardarão em memória”.
Paralelamente, foi também apresentado um voto de louvor aos agricultores e, em especial aos produtores de cebola, agricultores que num ano particularmente difícil, e perante circunstâncias sociais, climatéricas e de mercado muito adversas, “mantiveram-se firmes e determinados, verdadeiros heróis do trabalho, assegurando uma produção que permite a realização da Festa da Cebola”, importante evento para a freguesia que é promovido há mais de 20 anos. “São um enorme exemplo de resiliência, dedicação e capacidade de superação que caracteriza e inspira o povo do Caniço”, vincou.
A finalizar, o porta-voz da coligação PSD/CDS fez questão de sublinhar que “foi com imenso agrado que a coligação viu os seus votos aceites e aprovados por unanimidade, algo que era expectável atendendo às pessoas visadas em ambos os votos propostos”.