Helena Leal, psicóloga clínica, encabeça a única lista concorrente às próximas eleições do PSD para a comissão política de Santa Maria Maior, que à semelhança das outras freguesias, têm lugar na próxima sexta-feira, 6 de Maio.
Militante do PSD há mais de 20 anos, Helena Leal é membro activo dos TSD (Trabalhadores Social Democratas), já esteve na lista do partido para a Assembleia da República em 2019, foi deputada municipal e integrou a lista de vereação de Pedro Calado para a Câmara Municipal do Funchal nas últimas autárquicas.
Também pertence à actual Comissão Política do PSD de Santa Maria Maior, presidida por Celso Mendes, que aceitou integrar a lista de Helena Leal, tal como a maioria dos actuais membros. Aproveitando as alterações estatutárias aprovadas no último Congresso do PSD, em Março passado, que permitem que as comissões políticas de freguesia no Funchal tenham até 12 membros, Helena Leal convidou também para a sua equipa, o deputado da Assembleia Legislativa regional, Carlos Rodrigues, bem como Elias Homem de Gouveia e Pedro Gouveia, vogais de conselhos de administração de empresas públicas, e ainda Fernanda Gomes, candidata do PSD nesta freguesia nas autárquicas de 2017. À posteriori serão constituídas comissões de sítio, dinamizadas por alguns militantes do partido.
Refira-se que Santa Maria Maior é a única freguesia do Funchal que não é governada pelo PSD, com o PS a conseguir segurar a Junta de Freguesia nas autárquicas de 2021, por uma diferença de apenas 179 votos.
Em declarações ao DIÁRIO, Helena Leal refere que tem “como objectivo imediato unir as diversas sensibilidades do partido na freguesia, para assim criar condições de dinamização da actividade política que garantam um bom resultado nas próximas regionais de 2023”. Para isso, reconhece que “há muito trabalho a fazer no terreno”.
A dinamização de actividades na sede de freguesia é outra das prioridades de Helena Leal, que quer “convidar à participação não só dos actuais militantes, mas dos fregueses não filiados que se identifiquem com o ideário do PSD, para que em conjunto, se encontrem soluções que permitam voltar a colocar a freguesia, algo estagnada, no mapa”, acredita.
A lista de Helena Leal foi subscrita por mais de 30 militantes do partido na freguesia, entre os quais Tranquada Gomes e Pedro Calado.