Depois de dois anos de interregno devido à pandemia da Covid-19, no passado domingo foi retomada a tradição do Espírito Santo na Encumeada. O regresso da festa do Pentecostes, onde as insígnias do Espírito Santo percorrem todo o trajeto da estrada regional desde o topo da Encumeada até à igreja paroquial da Serra de Água, voltou a ser particularmente concorrido.
O domingo festivo começou com a realização da habitual missa campal na Encumeada, e após o almoço, a peculiar descida do Espírito Santo ao longo da estrada regional até ao centro da freguesia da Serra de Água. Uma tradição particularmente vivida pela população desta freguesia interior do Concelho da Ribeira Brava, que além de juntar muita fé e animação, também acaba por atrair atenções de muitos forasteiros nos habituais passeios de domingo.
Actualmente esta tradição mantém-se viva graças ao empenho da Casa do Povo da Serra de Água, que em pareceria com a Paróquia, e com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, asseguram as condições para fazer perpetuar esta que é uma das tradições mais antigas da freguesia, e por isso, muito acarinhada pela população.