Faz hoje um ano que Manuel Filipe tomou posse como presidente da Junta de Freguesia de São Pedro. Foi a primeira das quatro freguesias (re)conquistadas pela coligação Funchal Sempre a Frente a tomar posse. O novo executivo liderado por Manuel Filipe tomou posse a 14 de Outubro de 2021 pondo fim a um ciclo de 8 anos de liderança à frente da Junta das coligações Mudança e Confiança.
Em jeito de balanço a este primeiro ano de mandato, Manuel Filipe destaca que as promessas efectuadas e explanadas no seu programa de campanha são levadas a sério pelo seu executivo e revela que das 23 medidas proposta 13 já foram implementadas e seis estão em fase de implementação, faltando iniciar a implementação de apenas quatro. “Isto demostra que mais de 60% daqueles que foram os compromissos com a população de São Pedro encontram-se implementadas já no primeiro ano de mandato demostrando o grande esforço e trabalho efectuado”, atira.
Num programa onde as pessoas estão em primeiro lugar na lista de preocupações, destaca-se a descentralização dos serviços da Junta de Freguesia, efectuando atendimentos periódicos fora da Junta nomeadamente no Bairro do Hospital,
Aproximação das IPSS da freguesia à Junta de Freguesia com o apoio atribuído a todas as IPSS independentemente do tipo de trabalho que efectuam.
Trabalho conjunto com as escolas publicas e privadas da freguesia, existindo apoios financeiros directos quer apoios em transportes, sendo esta uma das principais carências verificadas.
Transparência em todos os apoios atribuídos, desde ajuda alimentícia, bolsas de estudo, material escolar, entre outras, criando regulamentos inexistentes e revendo regulamentos inapropriados.
Em fase de criação encontra-se o projecto ‘Uma freguesia amiga dos idosos’. Destinada a promover actividades com os mais idosos da freguesia.
“Reactivou este executivo com novo figurino todas as festividades existentes na freguesia”, assinala e acrescenta: “Estamos a trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal do Funchal (CMF) uma solução para criação de um parque canino na freguesia. Estamos a criar identidade da freguesia que passa pela Cultura e Património. Temos trabalhado nesse sentido criando e promovendo eventos nestas áreas”, complementa.
Segundo Manuel Filipe “passado um ano São Pedro é uma freguesia que ganha identidade, que tem uma visão no futuro, onde a democracia e a transparência na Junta foram repostas, deixando-se para trás um ciclo de estagnação na governação desta Junta, caracterizado mesmo com suspeitas e processos judiciais”, lembra.
“Há, contudo, novos desafios que se colocam à freguesia todos os dias, e o desafio da criação de novas habitações em São Pedro, principalmente através da requalificação de imóveis degradados, existindo já bons exemplos recentemente criados pela CMF e Governo Regional. Foi necessário este executivo da CMF tomar posse para que projectos emblemáticos de requalificação como a Felisberta, na Rua das Pretas, iniciasse depois de ser anunciado há mais de 6 anos a esta parte por antigos executivos”, recorda o autarca.
Por último, dá nota que “os sem abrigo aliado a toxicodependência e a alguma delinquência preocupam este executivo que está atento e que toma algumas medidas ao seu alcance como a parceria com a PSP no ‘Policiamento de Proximidade’ no sentido de solucionar este problema”.