Se escolher um dia solarengo, verá que as vistas poderão ter outra beleza. Ainda assim, não deixe de apreciar a beleza da Cordilheira Central a partir da Boca da Corrida ou da Boca dos Namorados.
Se escolher um dia solarengo, verá que as vistas poderão ter outra beleza. Ainda assim, não deixe de apreciar a beleza da Cordilheira Central a partir da Boca da Corrida ou da Boca dos Namorados.
Subindo do Estreito de Câmara de Lobos, em direcção ao arvoredo das montanhas, vamos alcançar a freguesia do Jardim da Serra, parte integrante do concelho de Câmara de Lobos. São curvas deixadas para trás, à medida que nos aproximamos do centro da freguesia, que depois da chegada da Via Expresso, parece estar mais próxima do centro do concelho.
O desenvolvimento e o progresso trouxeram-lhe mais qualidade de vida. Olhando em volta, facilmente apercebemo-nos de que a actividade que por ali domina o quotidiano das gentes é a agricultura, com especial destaque para a fruticultura, com a produção de pêros e de cerejas, que ainda assim passa por uma fase de instabilidade no tocante à produção. Estudam-se formas de combater este problema.
Em qualquer altura do ano, a freguesia do Jardim da Serra tem belezas que cativam todos aqueles que por ali passam. Sempre com vontade de conhecer, venha daí descobrir o que há para ver e visitar na freguesia mais alta do concelho de Câmara de Lobos.
Com uma zona de lazer e o seu miradouro sobre o Curral das Freiras, a Boca dos Namorados é um dos ex-libris da freguesia do Jardim da Serra. Envolto por uma vegetação exótica, onde os eucaliptos dominam, todo o espaço já conheceu tempos mais áureos, ainda assim, continua a ser um ponto de passagem obrigatória para todos aqueles que visitam esta freguesia do concelho de Câmara de Lobos.
Além da vista para o vale do Curral das Freiras e da Ribeira dos Socorridos, o Miradouro oferece, ainda, um olhar soberbo sobre parte da cordilheira central, com o Pico do Areeiro, o Pico das Torres e o Pico Ruivo a se destacarem dos demais. A Eira do Serrado, do outro lado do vale, quase à mesma altitude, parece cumprimentar todos aqueles que ali se debruçam.
Um dos locais mais visitados do concelho de Câmara de Lobos, a Boca da Corrida destaca-se pelo miradouro que oferece vistas magníficas sobre grande parte do vale da Ribeira dos Socorridos, com destaque para o Curral das Freiras, e de quase todo o maciço montanhoso central, do Pico do Areeiro ao Pico Ruivo, passando pelas Torres ou pelo Pico do Gato, não esquecendo o Pico Grande.
Localizada a pouco mais de 1000 m de altitude, é daqui que parte o Caminho Real em direcção à Boca da Encumeada, um dos trilhos pedestres mais procurados por turistas e locais.
No largo da Boca da Corrida, junto ao Miradouro, o visitante encontra também um pequeno orago, de traços simples, dedicado a São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas, tendo a pequena capela sido benzida a 25 de Julho de 1999.
De invocação da São Tiago Menor, a Igreja Paroquial do Jardim da Serra é um templo recente, dedicado em 2009 por D. António Carrilho, e resulta de um projecto arrojado do arquitecto Cunha Paredes. O seu interior é modesto.
A capela do Foro data de 1684. Mandada construir por Gonçalo de Faria, foi a sua mulher, Mónica Ferreira de Aguiar, quem concretizou o projecto. Inicialmente a sua invocação era a Nossa Senhora do Socorro, mas, ao longo dos tempos, passou a Nossa Senhora da Consolação, que ainda hoje se mantém. Esta pequena capela, que foi ampliada em 1960, foi sede paroquial da paróquia de São Tiago, aquando da sua criação, a 1 de Janeiro de 1961. Templo modesto no seu interior.