O secretário regional de Equipamento e Infra-estruturas considerou, hoje, que o povo do Jardim da Serra é resiliente e afirmou que pode contar com o Governo Regional para ajudar a solucionar os problemas que tem vindo a enfrentar. O governante falava no âmbito das comemorações do 27.º aniversário da freguesia do Jardim da Serra.
Pedro Fino revelou que, o Governo Regional, em Abril de 2021, entregou apoios financeiros extraordinários aos produtores de cereja, através de uma verba global de 100 mil euros, por forma a fazer face aos prejuízos que resultaram de uma muito baixa taxa de frutificação, relacionada com uma falta de temperaturas suficientemente frias durante o Inverno.
Já este ano, o cenário era animador, mas as fortes chuvas provocaram um imenso prejuízo na cultura, afetando dessa forma a produção. Também por essa razão, o executivo madeirense aprovou “um apoio financeiro extraordinário (a fundo perdido) aos produtores de cereja das freguesias do Curral das Freiras e do Jardim da Serra, com vista a atenuar os prejuízos resultantes de perda significativa das produções”.
O governante frisou que o apoio a esta freguesia não se ficou por aqui sendo que, através do IDE, foram concedidos “apoios, no âmbito do quadro comunitário Madeira 14-20, de 2016 a 2023, que se traduziram numa ajuda efectiva superior a 167 mil euros”.
“Ao longo dos últimos anos foram realizadas obras estruturantes no que diz respeito à melhoria de acessibilidades, entre as quais destaco a construção do troço da via rápida Câmara de Lobos/Estreito de Câmara de Lobos, bem como o acesso à via rápida do Estreito (Ribeiro da Alforra)”, frisou Pedro Fino.
Também recentemente, “foi inaugurada a Ligação Jardim da Serra/Estreito de Câmara de Lobos, uma obra estruturante para a Região e para esta freguesia, pois permite a toda a população residente, e aos visitantes, um acesso mais fácil, mais rápido, mais confortável e mais seguro e que, a partir da sua abertura, irá também fomentar ainda mais o desenvolvimento económico de toda esta freguesia”.
Nesse seguimento, será lançado o concurso para o projeto da ‘Ligação Rodoviária entre o Jardim da Serra e o Curral das Freiras’, “uma ligação igualmente estratégica e que irá contribuir para o desenvolvimento destas duas freguesias de Câmara de Lobos”.
O Governo Regional está atento às necessidades da população do Jardim da Serra e do concelho de Câmara de Lobos como um todo. Conhecemos as principais necessidades e reivindicações da população. E, numa estreita articulação com a Câmara e as Juntas de Freguesia, temos vindo a realizar um grande trabalho em prol da população, sempre com vista a melhorar a sua qualidade de vida.
No caso concreto desta freguesia, também beneficia do novo Centro de Saúde de Câmara de Lobos, o Centro Cívico e de Saúde do Curral das Freiras, a aquisição de equipamento e abertura do novo Lar de Câmara de Lobos, a reposição da cobertura, reabilitação e substituição da pista sintética de atletismo do Estádio do Carmo, sendo que no próximo ano está prevista a concretização da cobertura do polidesportivo da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Jardim da Serra.
“Em termos de Habitação, a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, nesta freguesia, tem a decorrer a empreitada de reabilitação e melhoria de eficiência energética das moradias do Conjunto Habitacional do Jardim da Serra. Este constitui um investimento de 588.000,00 € (com IVA), estando prevista a sua conclusão no mês de Setembro”, indica.
Ainda em 2022, fez-se a requalificação do Miradouro da Boca dos Namorados, num investimento no valor de 33 mil euros da Secretaria Regional de Ambiente e Alterações Climáticas.
“E é nesta articulação permanente, num diálogo aberto e profícuo que tem sempre existido entre a autarquia, as juntas de freguesia e o Governo Regional, que conseguimos os melhores resultados, sempre em prol do bem-estar e melhoria da qualidade de vida da população”, referiu.