O projecto Casa Amiga Sénior arrancou, no início desta semana, no Imaculado Coração de Maria, numa iniciativa conjunta do Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) e da Junta de Freguesia. A iniciativa, que surgiu no âmbito da Comissão Social de freguesia, consiste na entrega de refeições confeccionadas ao domicílio, que beneficia a população sénior em situação de vulnerabilidade social, física e económica.
A primeira entrega realizou-se esta terça-feira, 4 de Julho, pelo presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, que se fez acompanhar pela coordenadora do CASA na Madeira, Sílvia Ferreira, para além de Cláudia Mendes, da mesma entidade.
Os beneficiários deste projecto recebem de segunda a sexta-feira, excepto feriados, “uma refeição quente, incluindo sopa, prato principal e sobremesa”, refere nota enviada.
A implementação do Casa Amiga Sénior no Imaculado pretende responder à necessidade das pessoas idosas que não possuem condições físicas nem financeiras para confeccionar as suas refeições em casa. “Apesar da população idosa ser o público-alvo preferencial deste novo projecto, outras pessoas em situação de comprovada vulnerabilidade social poderão também beneficiar do Projecto Casa Amiga”, refere nota enviada.
A distribuição das refeições, que esta semana será feita pelo presidente da Junta, Pedro Araújo, poderá ser realizada por voluntários, no âmbito da Bolsa de Voluntariado da Junta, projecto que será lançado esta semana. Beneficiam desta iniciativa um grupo de cerca de duas dezenas de pessoas identificadas pelos serviços sociais da Junta de Freguesia e do CASA, mediante a respectiva candidatura.
Os interessados em candidatar-se deverão fazê-lo através dos serviços administrativos da Junta de Freguesia no horário de funcionamento, todos os dias da semana, das 9 às 17 horas.