A freguesia da Ilha volta a assinalar o Dia do Emigrante, que este ano celebra a sua XIX edição, no dia 20 de Agosto.
Além de “homenagear os emigrantes pela acção dinamizadora no desenvolvimento e progresso da nossa comunidade”, este evento pretende “promover e demonstrar aos nossos emigrantes aquilo que de melhor se faz ao longo do ano na Região”, realça a Casa do Povo da Ilha, instituição responsável pela organização do evento em comunicado de imprensa.
Como já é costume o programa de animação será diversificado, com momentos dedicados ao folclore, dança, música, moda e desporto, sem esquecer os “sabores e saberes tradicionais”.
Confirmado está, para já, o circuito de carros de pau, integrado no Campeonato Regional, numa parceria com a ARCACPAP (Associação Recreativa e Cultural dos Amigos dos Carros de Pau de Água de Pena) e a participação do artista regional, Miro Freitas.
O cantor madeirense que levará ao certame o seu mais recente tema, ‘Emigrante’, que “relata as suas experiências pessoais ou de quem lhe é mais próximo, em histórias comuns entre tantos emigrantes, que na procura por melhores condições de vida, esperam um dia regressar ao seu país”.
A acompanhar a animação e como factores inerentes a este Dia, estão a gastronomia de diáspora, a venda de artesanato local, a missa em honra de Nossa Senhora do Rosário pelos emigrantes, bem como, uma preleção com uma temática de interesse para os emigrantes madeirenses.
Este evento será transmitido em direto para todo o mundo através do canal naminhaterra.