O presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, visitou a Associação Monte de Amigos na tarde desta terça-feira, em que se celebra o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. A entidade, assumiu o autarca, “é um dos importantes parceiros no trabalho que a Junta de Freguesia tem desenvolvido em prol deste desígnio de minimizar desigualdades de oportunidades e desequilíbrios sociais, que afetam sobretudo idosos e doentes”.
Pedro Araújo assistiu, na companhia da presidente Margarida Moraes, de elementos da equipa de trabalho e de alguns utentes, a uma palestra sobre nutrição que abordou temas como o desperdício e a sustentabilidade alimentar, apresentada pela nutricionista Rita Ornelas.
Na ocasião, disse que “a erradicação da pobreza é um desígnio que nos deve mobilizar a todos enquanto houver alguém carente de bens e serviços essenciais, exigindo um trabalho em rede, envolvendo entidades públicas, associações e empresas”.
Por isso, enalteceu “o importante contributo da Monte de Amigos para atenuar as dificuldades sentidas por alguns concidadãos, em particular os mais idosos e doentes, os primeiros devido aos seus baixos rendimentos no passado e os segundos por estarem incapazes de trabalhar”.
“As respostas sociais para minimizar estas desigualdades de oportunidades e estes desequilíbrios são, por isso, essenciais à nossa sociedade”, afirmou.
A Associação Monte de Amigos apoia, acutalmente, cerca de 60 agregados familiares através de respostas integradas, incluindo uma loja social, o roupeiro amigo, o Espaço Emprego, e várias actividades de inclusão social.
Em 2023, a associação recebeu um apoio financeiro da Junta no valor de 3.500 euros, destinado maioritariamente para comparticipar as despesas fixas da sua sede, na Travessa do Anselmo, onde decorrem todas estas atividades.
Para além deste apoio, a Junta de Freguesia dispõe do seu próprio programa de apoio alimentar, que distribui mais de 2.000 mil euros mensais em alimentos a famílias em risco de exclusão social.
Recentemente, a Junta lançou, em conjunto com o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, um programa de entrega de refeições confecionadas, destinadas sobretudo à população mais idosa.